Em aviação há algumas velocidades típicas referentes a alguns procedimentos e momentos do voo, cujos valores são específicos para cada aeronave. Duas dessas velocidades são:
Considere que, para uma aeronave de grande porte com dois motores decolar de um aeroporto, cuja pista de decolagem tem 1 750 m de comprimento, os valores de e de sejam, respectivamente, 140 nós e 500 nós, e que o consumo médio dessa aeronave seja de 1 100 kg de querosene de aviação, por hora e por motor, durante um voo com velocidade de cruzeiro.
Sabendo que e que, para atingir a velocidade , essa aeronave tem de percorrer 70% do comprimento da pista, partindo do repouso e com aceleração escalar constante, calcule:
a) a intensidade da aceleração da aeronave, em , em sua corrida para decolagem, até atingir a velocidade .
b) b) o consumo de querosene da aeronave, em kg, em um voo em que ela tenha permanecido com a velocidade de cruzeiro por 3 600 km.
a) O avião parte do repouso, , e chega à velocidade (140 nós) após percorrer uma distância equivalente a 70% do comprimento da pista (1750m), ou seja,
Dessa forma, a partir da equação de Torricelli, temos
A aceleração da aeronave em sua corrida de decolagem é de 2,0 m/s².
b) A velocidade de cruzeiro é de 500 nós, ou seja, 250 m/s. Para percorrer 3600 km é necessário um intervalo de tempo
Esse cálculo também pode ser feito com a velocidade de 900 km/h (250 m/s):
Dado que o consumo de cada motor é igual á 1100 kg por hora, para dois motores (x2) funcionando durante quatro horas (x4) temos um consumo total de
Neste voo de cruzeiro a aeronave consome 8.800 kg de querosene de aeronave.