Para responder às questões de 09 a 11, leia um trecho do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, publicado há exatos 100 anos, em 1924.
A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.
O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça. Pau-Brasil. Wagner submerge ante os cordões de Botafogo. Bárbaro e nosso. A formação étnica rica. Riqueza vegetal. O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e a dança. [...]
A nunca exportação de poesia. A poesia anda oculta nos cipós maliciosos da sabedoria. Nas lianas1 da saudade universitária. [...]
A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos. [...]
A reação contra o assunto invasor, diverso da finalidade. A peça de tese era um arranjo monstruoso. O romance de ideias, uma mistura. O quadro histórico, uma aberração. A escultura eloquente, um pavor sem sentido.
(Gilberto Mendonça Teles (org.). Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1992.)
1 liana: cipó.
Depreende-se dos trechos “A poesia anda oculta nos cipós maliciosos da sabedoria. Nas lianas da saudade universitária.” (3o parágrafo) e “A língua sem arcaísmos, sem erudição.” (4o parágrafo) uma oposição sistemática de Oswald de Andrade, sobretudo, à poesia
a) |
naturalista. |
b) |
barroca. |
c) |
parnasiana. |
d) |
romântica. |
e) |
clássica. |
Os trechos do manifesto apresentados no enunciado criticam a poesia ligada ao academicismo, ou seja, às normas impostas por instituições ligadas à alta sociedade. Os modernistas da primeira geração, da qual Oswald de Andrade fazia parte, opunham-se a esses princípios estéticos e negavam as tradições artísticas eruditas que lhes antecederam como, por exemplo, o emprego de uma linguagem erudita e arcaica.
a) Incorreta. O naturalismo foi uma corrente literária voltada para o retrato da realidade e a denúncia social de forma objetiva, pautando-se em correntes científicas e filosóficas como o determinismo e o darwinismo, sem a busca por linguagem repleta de arcaísmos e erudição. Esse movimento, portanto, não se liga aos princípios estéticos criticados por Oswald nos trechos do manifesto.
b) Incorreta. A poesia barroca desenvolveu-se no Brasil no século XVII, tendo como características principais a exploração de contrastes e a dramaticidade. Embora apresente algumas vertentes que contenham linguagem mais erudita, trata-se de um movimento bastante anterior ao contexto artístico criticado pelos modernistas, no início do século XX.
c) Correta. À época em que Oswald publicou o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, a estética parnasiana era muito presente na cultura artística da alta sociedade, dominando as academias. A poesia parnasiana era extremamente erudita, valorizando o emprego de uma linguagem culta e de recursos poéticos advindos da tradição clássica. Assim, os trechos apresentados representam uma clara oposição ao Parnasianismo, com a rejeição das normas academicistas na busca por uma poesia livre e ligada à cultura e à linguagem populares.
d) Incorreta. Embora os modernistas também criticassem a estética romântica, no que concerne ao idealismo com que esses artistas caracterizavam a sociedade, os trechos do manifesto apresentam uma oposição a princípios de forma que não estão presentes no romantismo e são mais evidentes em outra corrente literária, ligada ao academicismo e às tradições clássicas.
e) Incorreta. A poesia clássica remonta ao século XVI. Embora sirva como base para a estética criticada por Oswald, trata-se de um momento anterior ao contexto artístico da publicação do Manifesto da Poesia Pau-Brasil.