Para responder às próximas questões, leia um trecho do artigo “Quantos jovens sabem que o adjetivo ‘surreal’ deriva de um movimento centenário?”, do escritor e jornalista Sérgio Augusto, publicado em 25.02.2024.
Quantos de nossos jovens saberão que o adjetivo “surreal”, por eles usado a torto e a direito para qualificar qualquer coisa que lhes pareça absurda, deriva de um dos movimentos de vanguarda mais controversos e influentes do século passado? Tão do século passado, que está fazendo 100 anos. O surrealismo, fruto de uma época quase tão conturbada quanto a nossa e também assolada por uma pandemia (a gripe espanhola), nasceu oficialmente em 1924, impulsionado pelo manifesto de André Breton.
Nesse manifesto, Breton detonava o equilíbrio, o realismo (“hostil a todo impulso de liberação intelectual e moral” e refúgio dos medíocres), proclamava a prevalência absoluta do sonho, do inconsciente, do instinto e do desejo, pregava a renovação de todos os valores filosóficos, morais, políticos e científicos, preconizando uma nova maneira radical de ver as artes, o mundo – e a vida.
“Não é o medo da loucura que nos vai obrigar a hastear a meio pau a bandeira da imaginação”, ameaçava Breton numa das melhores imprecações do manifesto, visceralmente antimilitarista (a Grande Guerra terminara seis anos antes) e anticlerical. Porém, esperançoso. Augurou que um dia a poesia decretasse o fim do dinheiro, utopia que a poesia não logrou, nem o Pix deverá consumar.
(www.estadao.com.br. Adaptado.)
Uma obra representativa do movimento explorado no artigo está reproduzida em:
a) |
(Roy Lichtenstein. Garota no espelho.) |
b) |
(Pablo Picasso. Mulher com um livro) |
c) |
(René Magritte. A reprodução proibida.) |
d) |
(Caspar David Friedrich. O caminhante sobre o mar de névoa.) |
e) |
(Michelangelo Merisi/Caravaggio. Narciso) |
a) Incorreta. A alternativa apresenta uma pintura do movimento Pop Art, que tinha como objetivo criticar o estilo de vida americano e refletir sobre o famoso "american way of life". Esse movimento utilizava imagens do cotidiano, consumismo e cultura de massa, transformando-as em elementos artísticos. Suas características mais marcantes incluem o uso de imagens sintetizadas, cores vibrantes e uma estética que faz referência à publicidade e à cultura popular. Esses aspectos estão claramente presentes na obra em questão.
b) Incorreta. A imagem apresentada nesta alternativa é uma obra de Picasso, pertencente à vanguarda cubista. O movimento cubista tinha como objetivo representar múltiplos pontos de vista de um mesmo objeto em uma única perspectiva, desafiando as convenções da pintura tradicional. Caracterizava-se pela geometrização das formas e pela fragmentação das composições, rompendo com as regras da perspectiva linear. Ao contrário de movimentos como o surrealismo, o cubismo não se preocupava com a representação do inconsciente, como proposto pela psicanálise. Dessa forma, a alternativa é incorreta.
c) Correta. O texto reflete sobre o movimento surrealista e o manifesto escrito por André Breton, destacando a conexão entre o surrealismo e o absurdo. Essa relação se torna evidente ao considerarmos que essa vanguarda artística foi profundamente influenciada pela psicanálise e sua exploração do inconsciente, o que resultou na criação de imagens não convencionais, cenas inusitadas e, portanto, absurdas. Nesse contexto, a alternativa C apresenta uma imagem que exemplifica essa estética: uma personagem que se observa no espelho e, em vez de encontrar seu reflexo frontal, vê suas costas. Essa inversão da lógica cotidiana rompe com a realidade comum, caracterizando-a como uma obra representativa da vanguarda surrealista.
d) Incorreta. A imagem apresentada nesta alternativa pertence ao movimento romântico, que tinha como foco a expressão da subjetividade do artista e a ruptura com os valores clássicos da arte. O romantismo valorizava a emoção individual, a liberdade criativa e a exaltação dos sentimentos, frequentemente refletindo temas como a melancolia e a fragilidade humana diante da grandiosidade e força da natureza. Esses elementos são evidentes na obra em questão, que transmite um senso de vulnerabilidade e a luta do ser humano frente ao imenso poder natural, características típicas do romantismo.
e) Incorreta. A pintura apresentada nesta alternativa pertence ao movimento barroco, característico do período da Contrarreforma. Esse movimento destaca-se pela intensa dramaticidade, enfatizada pelo uso expressivo do jogo de luz e sombra (claroscuro), além de temas frequentemente ligados à mitologia ou ao catolicismo, devido à forte influência da Igreja nesse contexto histórico. Considerando essas características, torna-se clara a incompatibilidade da obra com o texto apresentado na questão, que sugere um enfoque diferente do adotado pelo barroco.