Analise o afresco que representa a vida de São Francisco de Assis, pintado por Giotto, a partir de 1288, na igreja superior de Assis (Itália).
(In: Georges Duby e Michel Laclotte (orgs.). História artística da Europa: A Idade Média II, 1998.)
A representação expõe
a) |
a determinação papal de que as ordens religiosas abandonassem a riqueza e as práticas de usura e venda de indulgências para se dedicarem exclusivamente aos pobres e aos doentes. |
b) |
o paradoxo entre a arquitetura sofisticada da edificação e o chão pedregoso, simbolizando as diferenças entre o reino eterno do céu e a precariedade da vida humana. |
c) |
o contraste dos trajes simples dos franciscanos com o vestuário suntuoso dos representantes do Papado e a subordinação da ordem mendicante ao poder central da Igreja católica. |
d) |
a condenação papal das ordens mendicantes como heréticas e o início dos processos da Inquisição provocados pela crítica dos franciscanos e dos dominicanos aos dogmas do catolicismo. |
e) |
o caráter divino das lideranças religiosas da Igreja católica e a obrigação papal de acolher, perdoar e abençoar todos os pecadores, mesmo aqueles que desrespeitassem suas ordens. |
a) Incorreta. A ordem franciscana, fundada por Francisco de Assis (1181-1226) em 1209, tinha por princípio fundamental o completo desapego aos bens materiais e a dedicação aos pobres e necessitados. Nesse sentido, foi chamada de ordem mendicante, pois vivia em meio ao povo na rua e não fechada em mosteiros. Dessa forma, a fundação de tal grupo religioso não possui qualquer vinculação a ordens do Papa ao abandono de riquezas, práticas de usura (cobrança de juros) ou venda de indulgências (perdão). Com relação as indulgências, que começaram a ser utilizadas nas Cruzadas (séculos 11 a 13), suas vendas foram proibidas apenas no século 16.
b) Incorreta. Embora se possa fazer alguma inferência em relação ao contraste arquitetônico da construção da Igreja em Assis com o chão pedregoso, o foco central do afresco de Giotto (1267-1337) está nos personagens que o compõem.
c) Correta. Ao mesmo tempo em que os clérigos representantes do papado são retratados com vestes suntuosas, logo se estabelece um contraste com o vestuário simples dos franciscanos, justamente por representarem uma ordem monástica que tem como lema a simplicidade. Ao mesmo tempo, fica evidente a subordinação dos franciscanos ao poder da Igreja, uma vez que os monges são representados ajoelhados diante dos representantes do papado.
d) Incorreta. Não há nesse período histórico crítica os dominicanos, outra ordem também chamada de mendicante surgida no século 13, ou a qualquer dogma católico. Nesse sentido, não existiu processo inquisitorial contra os franciscanos.
e) Incorreta. O afresco de Giotto (1267-1337) ressalta a submissão dos franciscanos ao poder da Igreja, embora isso não tenha acontecido pelo fato de considerarem essas lideranças divinas. Ao mesmo tempo, não há relação da obra com a obrigação da Igreja de perdoar todos os pecadores.