O boom na mineração do ouro, em Minas Gerais, mudou poderosamente o centro de gravidade da economia e da população brasileiras do Norte para o Centro e o Sul. [...] Embora os baianos tivessem voz considerável nos investimentos feitos dentro das zonas de mineração, a logística do transporte pelo interior fez com que a balança comercial para e a partir das províncias do interior pendesse para as cidades do Sul. Assim, as minas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso tornaram-se a hinterlândia crucial do porto do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro logo ultrapassou a Bahia em transporte marítimo e comércio internacional, e chegou rapidamente a uma população de 50 mil habitantes na capital. A Coroa reconheceu esta nova realidade [...], mudando a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763.
(Herbert S. Klein. Escravidão africana: América Latina e Caribe, 1987.)
A exploração do ouro na América portuguesa, a partir do século XVII,
a) |
aumentou a geração de recursos na colônia e permitiu a intensificação do comércio com as Índias orientais portuguesas. |
b) |
criou novas estratégias administrativas na colônia e estimulou o comércio internacional através do oceano Atlântico. |
c) |
gerou concentração de recursos econômicos apenas na metrópole e impediu a integração da colônia ao sistema econômico mundial. |
d) |
ocorreu durante o período da União Ibérica e foi facilitada pelo domínio espanhol de técnicas avançadas de extrativismo mineral. |
e) |
alterou a circulação de mercadorias entre América e Europa e estimulou a adoção de medidas de liberalização no comércio mundial. |
a) Incorreto. Embora a atividade mineradora tenha dinamizado a economia e a sociedade colonial no Brasil dos séculos 17 e 18, não há nenhuma vinculação dessas características com o desenvolvimento de relações comerciais com as Índias Orientais portuguesas.
b) Correto. A atividade mineradora no Brasil dos séculos 17 e 18 transferiu o eixo econômico da colonização para a região sul-sudeste e isso modificou a própria administração local, uma vez que surgiram novos órgão administrativos, tais como a Intendência das minas (1702), e a própria transferência da capital, de Salvador para o Rio de Janeiro (1763). Essas atividades também intensificaram o comércio transatlântico, uma vez que o ouro era levado para a Europa por essa via, ao mesmo tempo que para cá vinham os escravizados para servirem de mão de obra nessa atividade.
c) Incorreta. Embora seja inegável que a atividade mineradora tenha enriquecido momentaneamente a metrópole, deve-se destacar que uma parte do ouro encontrado foi investido na colônia, dinamizando seu mercado interno e criando novas relações sociais e econômicas. Também é preciso destacar que a própria definição de uma relação colonial impede a integração da colônia em um mercado econômico mundial, uma vez que o comércio só é permitido com a metrópole e isso aconteceu independentemente da questão do ouro.
d) Incorreta. A União Ibérica foi a unificação das coroas espanhola e portuguesa a partir de 1580, durando esse processo até 1640, quando ocorreu a restauração portuguesa. A mineração ocorreu a partir de algumas décadas após o fim da União Ibérica (1640), e não há qualquer influência de técnicas de mineração espanhola que tenham sido implementadas em Minas Gerais.
e) Incorreta. Embora até seja possível afirmar que a mineração tenha aumentado a circulação de mercadorias entre a América e a Europa, não há qualquer relação com práticas liberais, pois elas só foram aplicadas em um período histórico muito posterior, por volta do século 19.