Logo UNESP

Questão 35 Unesp 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 35

Processo de Independência do Brasil

Nunca é demais repetir: a nação brasileira não existia antes da Independência, embora algumas características e acontecimentos da história colonial ajudem a explicar seu surgimento. Mas esse surgimento não se fez de repente, em algum momento abrupto entre 1820, 1821 ou 1822, embora tenha sido entre esses anos que essa nação começou a adquirir contornos como uma comunidade política com sua alteridade decisiva: uma nação não portuguesa. Mais precisamente, o que surgiu naqueles anos foram as condições seguras para o nascimento dessa nova nação, e esse é um dos sentidos que tornam a Independência uma revolução política. Mas nada havia nesse nascimento que garantisse que o bebê teria vida longa.

(João Paulo Pimenta. Formação da nação brasileira, 2024.)


Segundo o excerto, a nação brasileira constituiu-se



a)

ao longo de um processo iniciado na colônia e desenvolvido no pós-Independência.

b)

no momento exato da proclamação e da celebração da Independência do Brasil.

c)

no decorrer de um processo liderado e controlado pela dinastia de Bragança.

d)

na reação armada e bem-sucedida às invasões franco-holandesas.

e)

durante os séculos de ocupação e colonização portuguesas no território do Brasil.

Resolução

a) Correto. Segundo o excerto, elementos da época colonial podem ser considerados na formação da nação brasileira. Porém, somente após o processo de independência que verdadeiramente ela foi se estruturando, embora nada pudesse garantir que ela se consolidasse.

b) Incorreto. O historiador João Paulo Pimenta afirma que a nação apenas se consolidou após o processo de independência (1822), sendo que os fatos que ocorreram antes possuem alguma influência, mas ela se consolida posteriormente.

c) Incorreto. A dinastia Bragança governou o Brasil colonial a partir da restauração portuguesa, em 1640. Em 1808, a família real se deslocou para o Brasil e, a partir de 1815, a região se tornou um Reino Unido. Quando D.João VI voltou para Portugal, em 1821, deixou aqui seu filho D.Pedro, que acabou por liderar a independência e se transformou em nosso primeiro imperador (1822). A seguir, com a abdicação de D.Pedro I (1831), subiu ao trono seu filho D,Pedro II (1840). Embora seja inegável a participação dos Bragança na história da constituição da nação brasileira, não é possível afirmar que eles tenham liderado e controlado todo esse processo, pois outros segmentos sociais locais também influíram para a construção da nação, mesmo depois na época republicana.

d) Incorreta. As invasões francesas aconteceram ao longo dos séculos 16 e 17, onde hoje é o Rio de Janeiro (1555) e Maranhão (1812). Já as holandesas ocorreram por duas vezes no século 17, conquistando Pernambuco e grande parte da atual região Nordeste. Nesse sentido, ocorreram bem antes da formação da Nação, que segundo o historiador João Paulo Pimenta, somente se verificou após a independência (1822).

e) Incorreta. Segundo o historiador João Paulo Pimenta, a formação da nação se deu posteriormente a colonização portuguesa, ou seja, apenas no período pós independência (1822).