O antigo imaginário referente à dupla “a bela e a fera” foi inúmeras vezes utilizado para distinguir o feminino do masculino. Mas, a partir dos anos 1970, uma nova organização da virilidade transformou parte da graça feminina em sensibilidade masculina. Ao mesmo tempo, a suposta ferocidade dos homens deixou de ser vista como um atributo exclusivo a seu sexo.
(Denise Bernuzzi de Sant’Anna. História da beleza no Brasil, 2014.)
As mudanças apresentadas no excerto estão associadas, entre outros fatores,
a) |
à inexistência de padrões de masculinidade e feminilidade após a conquista do direito de voto pelas mulheres. |
b) |
às pautas progressistas da religião católica em defesa dos direitos das mulheres no mundo ocidental. |
c) |
aos efeitos dos métodos contraceptivos na ampliação da participação das mulheres nos mercados de trabalho. |
d) |
à diminuição das jornadas de trabalho das mulheres com a diversificação de suas atividades na economia de mercado. |
e) |
à exploração do trabalho mal remunerado das mulheres pelas empresas na crise provocada pela Segunda Guerra Mundial. |
O excerto menciona que partes da graça feminina passaram a ser associadas à sensibilidade masculina, enquanto a ferocidade masculina deixou de ser vista como exclusiva do sexo masculino. Tais transformações refletem uma alteração na percepção social dos papéis de gênero, que pode ser atribuída, entre outros fatores, à ampliação da participação das mulheres no mercado de trabalho. A pílula anticoncepcional foi um dos facilitadores desse processo, na medida em que permitiu às mulheres controlar e planejar o período em que desejavam engravidar.
a) Incorreta. Embora a conquista do sufrágio feminino tenha sido fundamental na luta pela igualdade de gênero, ela não tem como impacto direto a alteração da percepção dos padrões de feminilidade e masculinidade.
b) Incorreta. A religião católica não foi central na conquista dos direitos das mulheres no Ocidente.
c) Correta. A alteração na percepção social dos papéis de gênero destacada no texto pode ser centralmente atribuída à ampliação da participação das mulheres no mercado de trabalho. O período citado no texto — a década de 1970 — é caracterizado por conquistas significativas para os direitos das mulheres, incluindo avanços no controle reprodutivo.
d) Incorreta. A diminuição das jornadas de trabalho das mulheres não foi o principal motor para a transformação das noções de virilidade e feminilidade descritas no excerto. O ponto chave é a ampliação da participação feminina no mercado de trabalho.
e) Incorreta. Embora a exploração da mão de obra feminina tenha sido relevante durante a Segunda Guerra Mundial, o excerto se refere a mudanças que se iniciam na década de 1970, período marcado por importantes conquistas do movimento feminista, associadas à liberdade sexual e ao controle contraceptivo.