Logo UNESP

Questão 44 Unesp 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 44

Regionalização Regionalização da economia (blocos econômicos)

Examine a notícia publicada pela Tribuna da Imprensa em 1991.

(www.senado.leg.br. Adaptado.)

Mais de três décadas após a sua fundação, o Mercosul consolidou-se como



a)

uma república federativa, defendendo os interesses de seus Membros Plenos na conquista de relevância política internacional.

b)

um mercado comum, articulando potencialidades comerciais com o auxílio de uma autoridade monetária conjunta.

c)

uma união aduaneira, contemplando Estados Partes e Estados Associados, com graus diferentes de integração.

d)

uma união política, estabelecendo parâmetros legislativos democráticos para seus Estados-Membros.

e)

um organismo supranacional, fomentando debates sobre as necessidades socioeconômicas do Sul-global.

Resolução

Criado em 1991, o Mercosul possui atualmente 6 membros: os 4 fundadores (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), acrescidos de Venezuela e Bolívia. A Venezuela se encontra suspensa do bloco por violar a chamada cláusula democrática, afinal de contas o Governo de Nicolás Maduro é acusado sistematicamente de ter transformado o país em uma ditadura. Já a Bolívia é o mais recente integrante, pois foi efetivada como membro do bloco nesse ano (2024).

a) Incorreta. O Mercosul se constitui num bloco econômico do tipo união aduaneira, portanto não se configura como uma união política e por isso não é uma única república, mas formado por 6 repúblicas.

b) Incorreta. Apesar do significado do nome Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), este bloco não é um mercado comum, mas uma união aduaneira. Num mercado comum além da redução das barreiras para circulação de produtos, capitais e serviços há também livre circulação de pessoas, sendo que essa última característica ainda não existe nesse bloco. No Mercosul existem acordos para facilitar a residência das pessoas nos países membros, porém isso não é a mesma coisa que livre circulação de pessoas.

c) Correta. O Mercosul é uma união aduaneira que consiste num tipo de bloco no qual há redução de barreiras para circulação de mercadorias, capitais e serviços, além de existir uma tarifa externa comum (a TEC) para produtos que vêm de países que não participam do bloco. Atualmente há 6 membros já mencionados e o restante dos países da América do Sul são associados ao bloco.

d) Incorreta. O Mercosul não é uma união política, mas uma união aduaneira. No Mercosul não há instituições políticas comuns que definem regras e leis que afetam o cotidiano da população, como é o caso do Parlamento Europeu na União Europeia. O parlamento do Mercosul está mais voltado para discutir questões que envolvem a integração dos países.

e) Incorreta. O Mercosul é um organismo supranacional, pois representa vários países, todavia o objetivo desse organismo é incrementar as relações econômicas entre os países membros. O Mercosul não é um porta voz de todo o Sul-global (países emergentes e menos desenvolvidos).