Compras no SoHo, martinis de café expresso e bares em coberturas ganharam papéis recorrentes nos vídeos do TikTok de influenciadores na cidade de Nova Iorque. Nos últimos meses, alguns acumularam centenas de milhares de curtidas e milhões de seguidores com vídeos glamorosos de “um dia comigo”. Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descobriu uma “correlação significativa entre o comportamento do influenciador on-line e os aluguéis efetivos de imóveis” na cidade de Nova Iorque. Os influenciadores também estão começando a conquistar parcerias mais diretas com a cidade: a NYC & Company, agência de turismo oficial da cidade, está trabalhando com os TikTokers “para levá-los para passear pela cidade e divulgar empresas de maneira segura”. A agência não divulgou se os criadores de conteúdo estavam sendo pagos, ou quais bairros eles estavam sendo solicitados a apoiar.
(https://gothamist.com, 23.12.2021. Adaptado.)
No contexto do espaço urbano, a estratégia percebida em Nova Iorque
a) |
inaugura a apropriação do solo urbano motivada por diferentes interesses de uso e ocupação. |
b) |
redefine parcerias público-privadas que diminuem os gastos com o Estado de bem-estar social. |
c) |
induz o estabelecimento de novas centralidades capazes de originar uma megalópole. |
d) |
estimula a reprodução de um estilo de vida que culmina no processo de gentrificação. |
e) |
promove a conurbação entre bairros para dinamizar os fluxos de comércio e serviços. |
a) Incorreta. A estratégia dos influenciadores com a agência de turismo oficial da cidade de Nova Iorque tem interesses no turismo e não diferentes interesses de uso e ocupação.
b) Incorreta. A estratégia citada no excerto não tem relação com os gastos do governo no bem-estar social como saúde, educação ou moradia.
c) Incorreta. O fenômeno urbano da megalópole define uma pequena região do país onde estão concentradas as metrópoles, a tecnologia e a população, o que não diz respeito a estratégia citada no texto da questão.
d) Correta. Os vídeos dos influenciadores do TikTok estimulam a reprodução de um estilo de vida que culmina no processo de gentrificação, que é o processo de valorização de algumas áreas da cidade que acaba por aumentar o preço dos serviços como os aluguéis.
e) Incorreta. O fenômeno urbano da conurbação é o processo de junção de cidades anteriormente separadas e não a junção de bairros da cidade.