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Questão 48 Unesp 2025 - 1ª fase

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Questão 48

Transportes Velocidade Média

Um estado brasileiro oferece duas opções de rotas, opção 1 e opção 2, para o transporte de mercadorias. A seguir, estão representadas as dimensões dos trechos de cada opção de rota e as máximas velocidades médias neles possíveis.

Considerando as características dos modais apresentados e que em, cada opção de rota, desenvolva-se sempre a máxima velocidade média permitida, tem-se que



a)

a opção 2 é a mais indicada para deslocar produtos estratégicos, como as commodities, já que apresenta grande capacidade de carga e significativa agilidade no transporte, com velocidade média de 54 km/h em todo o trajeto.

b)

a opção 1 é a mais indicada para transportar produtos de elevado valor agregado, já que apresenta agilidade, com velocidade média de 67,5 km/h, e capacidade de minimizar os custos provocados pela baixa eficiência energética de seu modal predominante.

c)

a opção 2 é a mais indicada para o transporte de produtos com baixo valor agregado e menor urgência de entrega, já que apresenta o predomínio de um modal econômico em eficiência energética e de reduzida velocidade média, com 50 km/h.

d)

a opção 1 é a mais indicada para deslocar produtos perecíveis, já que, somando as velocidades de seus modais, apresenta uma velocidade média capaz de concluir o transporte em pouco menos de 11 horas.

e)

a opção 1 é a mais indicada para o transporte de produtos primários, sobretudo bens de produção, já que oferece baixo custo de transporte associado à rapidez na entrega, com velocidade média de 65 km/h.

Resolução

Inicialmente, vamos calcular a velocidade média de cada uma das opções de transporte disponibilizadas.

Opção 1)

Os tempos do trajeto ferroviário tF(1) e rodoviário tR(1) são dados por

tF(1)=SFvFtF(1)=40080tF(1)=5 htR(1)=SRvRtR(1)=110055tR(1)=20 h

Note, portanto, que o tempo total desse trajeto é de 25 h.

Por definição, a velocidade média vm(1) desse trajeto será dada por

vm(1)=St

vm(1)=SF+SRt

vm(1)=400+110025

vm(1)=150025

vm(1)=60 km/h

Opção 2)

Os tempos do trajeto hidroviáriotH(2) e rodoviário tR(2) são dados por

tH(2)=SHvHtH(2)=120048tH(2)=25 htR(2)=SRvRtR(2)=30060tR(2)=5 h

Note, portanto, que o tempo total desse trajeto é de 30 h.

Por definição, a velocidade média vm(2) desse trajeto será dada por

vm(2)=St

vm(2)=SH+SRt

vm(2)=1200+30030

vm(2)=150030

vm(2)=50 km/h

Note que a partir dos tempos e das velocidades obtidas, podemos concluir que a única alternativa candidata à correta em termos numéricos é a C. Além disso:

a) Incorreta. O percurso 2 é feito predominantemente por sistema hidroviário, que não é um sistema de transporte ágil.

b) Incorreta. O sistema rodovíário apresenta elevados custos de transportes para grandes distâncias. Além disso o sistema aeroviário é o mais indicado para cargas de alto valor agregado.

c) Correta. A despeito da baixa velocidade, o sistema hidroviário é bastante vantajoso para transportes de cargas de baixo valor agregado para distâncias maiores e o uso do transporte rodoviário como complemento para curtas distâncias se apresenta como alternativa racional do ponto de vista econômico.

d) Incorreta. O tempo gasto no transporte é de 25h e não 11h, como indica a alternativa, e esse não é um tempo adequado para produtos perecíveis.

e) Incorreta. Rodovias apresentam custos elevados para transporte de produtos de baixo valor agregado em grandes distâncias.