Um estado brasileiro oferece duas opções de rotas, opção 1 e opção 2, para o transporte de mercadorias. A seguir, estão representadas as dimensões dos trechos de cada opção de rota e as máximas velocidades médias neles possíveis.
Considerando as características dos modais apresentados e que em, cada opção de rota, desenvolva-se sempre a máxima velocidade média permitida, tem-se que
a) |
a opção 2 é a mais indicada para deslocar produtos estratégicos, como as commodities, já que apresenta grande capacidade de carga e significativa agilidade no transporte, com velocidade média de 54 km/h em todo o trajeto. |
b) |
a opção 1 é a mais indicada para transportar produtos de elevado valor agregado, já que apresenta agilidade, com velocidade média de 67,5 km/h, e capacidade de minimizar os custos provocados pela baixa eficiência energética de seu modal predominante. |
c) |
a opção 2 é a mais indicada para o transporte de produtos com baixo valor agregado e menor urgência de entrega, já que apresenta o predomínio de um modal econômico em eficiência energética e de reduzida velocidade média, com 50 km/h. |
d) |
a opção 1 é a mais indicada para deslocar produtos perecíveis, já que, somando as velocidades de seus modais, apresenta uma velocidade média capaz de concluir o transporte em pouco menos de 11 horas. |
e) |
a opção 1 é a mais indicada para o transporte de produtos primários, sobretudo bens de produção, já que oferece baixo custo de transporte associado à rapidez na entrega, com velocidade média de 65 km/h. |
Inicialmente, vamos calcular a velocidade média de cada uma das opções de transporte disponibilizadas.
Opção 1)
Os tempos do trajeto ferroviário e rodoviário são dados por
Note, portanto, que o tempo total desse trajeto é de 25 h.
Por definição, a velocidade média desse trajeto será dada por
Opção 2)
Os tempos do trajeto hidroviário e rodoviário são dados por
Note, portanto, que o tempo total desse trajeto é de 30 h.
Por definição, a velocidade média desse trajeto será dada por
Note que a partir dos tempos e das velocidades obtidas, podemos concluir que a única alternativa candidata à correta em termos numéricos é a C. Além disso:
a) Incorreta. O percurso 2 é feito predominantemente por sistema hidroviário, que não é um sistema de transporte ágil.
b) Incorreta. O sistema rodovíário apresenta elevados custos de transportes para grandes distâncias. Além disso o sistema aeroviário é o mais indicado para cargas de alto valor agregado.
c) Correta. A despeito da baixa velocidade, o sistema hidroviário é bastante vantajoso para transportes de cargas de baixo valor agregado para distâncias maiores e o uso do transporte rodoviário como complemento para curtas distâncias se apresenta como alternativa racional do ponto de vista econômico.
d) Incorreta. O tempo gasto no transporte é de 25h e não 11h, como indica a alternativa, e esse não é um tempo adequado para produtos perecíveis.
e) Incorreta. Rodovias apresentam custos elevados para transporte de produtos de baixo valor agregado em grandes distâncias.