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Questão 55 Unesp 2025 - 1ª fase

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Questão 55

John Locke (História) Locke (FSH)

   O primeiro grande modelo de teoria psicológica da linguagem que temos na modernidade é o Livro III do Ensaio acerca do entendimento humano, de John Locke. Pela primeira vez na modernidade, temos um livro inteiro dedicado ao processo de significação linguística. O argumento lockeano é: a necessidade que temos de entrar em acordo, de nos entendermos, leva à necessidade de criarem-se signos sensíveis capazes de comunicar nossos pensamentos, nossas ideias. Se fôssemos dotados de alguma faculdade que possibilitasse o acesso direto e imediato às ideias nas mentes de outros homens, não seria necessária a linguagem.

(Lúcio Lourenço Prado. Filosofia da linguagem, 2012. Adaptado.)

O argumento lockeano mencionado tem implicações no âmbito



a)

crítico, visto que examina os limites do senso comum.

b)

epistêmico, uma vez que defende a impossibilidade de evidência científica.

c)

religioso, dado que estabelece um caminho para acessar o divino.

d)

metafísico, pois considera um novo elemento para a compreensão do ser.

e)

político, já que torna possível o pacto social civilizatório.

Resolução

Tema central da filosofia de John Locke, o conhecimento é concebido através de uma relação empírica, ou seja, somente se tem conhecimento daquilo que é experimentado pelas faculdades do sentidos. Desta forma, as ideias e conceitos que formamos não advêm de uma noção geral e universal sob a qual os objetos da realidade se adequam; ao contrário, somente formamos os conceitos por termos experimentado os objetos na sensibilidade. A linguagem, portanto, serve como ferramenta de significação comum aos indivíduos para que expressem, através do mesmo signo, as ideias geradas através das impressões. 

a) Incorreta. O texto não menciona a relação filosófica com o senso comum. 

b) Incorreta. Para Locke, uma forma de evidência científica possível é a relação adequada entre a impressão percebida e a ideia gerada pela mente, de modo que a afirmação de que Locke defende a impossibilidade de evidência científica é incorreta.

c) Incorreta. Não há nenhuma possibilidade no texto para algum tipo de justificação teológica. 

d) Incorreta. O texto levanta a discussão sobre como se pode expressar o entendimento do ser, e não como o ser em si se manifesta e seus respectivos atributos essenciais. 

e) Correta. Ao permitir que os indivíduos expressem, em comum acordo, as impressões e conceituações derivadas da experiência, a linguagem possibilita que se estabeleçam normas e critérios para a compreensão do mundo e para as relações sociais e políticas.