O primeiro grande modelo de teoria psicológica da linguagem que temos na modernidade é o Livro III do Ensaio acerca do entendimento humano, de John Locke. Pela primeira vez na modernidade, temos um livro inteiro dedicado ao processo de significação linguística. O argumento lockeano é: a necessidade que temos de entrar em acordo, de nos entendermos, leva à necessidade de criarem-se signos sensíveis capazes de comunicar nossos pensamentos, nossas ideias. Se fôssemos dotados de alguma faculdade que possibilitasse o acesso direto e imediato às ideias nas mentes de outros homens, não seria necessária a linguagem.
(Lúcio Lourenço Prado. Filosofia da linguagem, 2012. Adaptado.)
O argumento lockeano mencionado tem implicações no âmbito
a) |
crítico, visto que examina os limites do senso comum. |
b) |
epistêmico, uma vez que defende a impossibilidade de evidência científica. |
c) |
religioso, dado que estabelece um caminho para acessar o divino. |
d) |
metafísico, pois considera um novo elemento para a compreensão do ser. |
e) |
político, já que torna possível o pacto social civilizatório. |
Tema central da filosofia de John Locke, o conhecimento é concebido através de uma relação empírica, ou seja, somente se tem conhecimento daquilo que é experimentado pelas faculdades do sentidos. Desta forma, as ideias e conceitos que formamos não advêm de uma noção geral e universal sob a qual os objetos da realidade se adequam; ao contrário, somente formamos os conceitos por termos experimentado os objetos na sensibilidade. A linguagem, portanto, serve como ferramenta de significação comum aos indivíduos para que expressem, através do mesmo signo, as ideias geradas através das impressões.
a) Incorreta. O texto não menciona a relação filosófica com o senso comum.
b) Incorreta. Para Locke, uma forma de evidência científica possível é a relação adequada entre a impressão percebida e a ideia gerada pela mente, de modo que a afirmação de que Locke defende a impossibilidade de evidência científica é incorreta.
c) Incorreta. Não há nenhuma possibilidade no texto para algum tipo de justificação teológica.
d) Incorreta. O texto levanta a discussão sobre como se pode expressar o entendimento do ser, e não como o ser em si se manifesta e seus respectivos atributos essenciais.
e) Correta. Ao permitir que os indivíduos expressem, em comum acordo, as impressões e conceituações derivadas da experiência, a linguagem possibilita que se estabeleçam normas e critérios para a compreensão do mundo e para as relações sociais e políticas.