Projeção de mortes por excesso de calor, segundo medidas de adaptação climática
(www.letrasambientais.org.br, 19.11.2023.)
Chamamos de racismo ambiental as injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e sobre outras comunidades, discriminadas por sua “raça”, origem ou cor. O racismo ambiental não se configura apenas por meio de ações que tenham uma intenção racista, mas igualmente por meio de ações que tenham impacto racial, não obstante a intenção que lhes tenha dado origem.
(Tania Pacheco. https://racismoambiental.net.br, 2007. Adaptado.)
O gráfico e o conceito apresentados no excerto dialogam sobre o impacto ambiental resultante
a) |
da ausência de organizações ambientais internacionais. |
b) |
da escassez de políticas de acesso a oportunidades de bem-estar social. |
c) |
do negacionismo científico expresso por grupos minoritários. |
d) |
da supressão dos investimentos em campanhas de conscientização. |
e) |
do baixo lucro de empresas de economia verde. |
O gráfico da questão indica que políticas públicas voltadas ao crescimento da renda e investimentos públicos para a adaptação climática poderiam reduzir em 62% a mortalidade por excesso de calor até 2100. Dessa forma, a questão procura demonstrar que alguns indivíduos são mais atingidos pelas mudanças climáticas do que outros.
a) Incorreta. O problema não se refere à ausência de organizações ambientais internacionais, mas à dificuldade de consolidar políticas públicas de forma global, visando à diminuição do aquecimento global e aos diferentes níveis de impacto desse aquecimento em grupos étnicos mais vulneráveis.
b) Correta. A questão relaciona o racismo ambiental com o gráfico de mortalidade por excesso de calor ao demonstrar que populações em maior condição de vulnerabilidade — em especial a população preta e pobre — são mais atingidas por questões climáticas.
c) Incorreta. O negacionismo científico de fato contribui para a dificuldade de implementação de políticas públicas, mas não há nenhuma menção na questão de que ele seja expresso apenas por grupos minoritários.
d) Incorreta. A questão não aborda a supressão de investimentos em campanhas de conscientização, mas sim a necessidade de consolidação de políticas que gerem crescimento de renda mais igualitário e investimentos em adaptação climática.
e) Incorreta. O problema da ausência de políticas públicas de crescimento de renda não pode ser relacionado à baixa lucratividade de empresas de economia verde. Em se tratando de políticas de investimento em adaptação climática, pode-se considerar que se trata de um problema que envolve o setor público e não apenas empresas do setor privado.
Vale ressaltar que o conceito de racismo ambiental tem enfrentado diversas críticas recentemente. Ao focar principalmente na distribuição desigual dos danos ambientais em comunidades racialmente marginalizadas, perde-se de vista que o racismo é um sistema ideológico que marginaliza o indivíduo em todas as esferas sociais.