Logo UNESP

Questão 58 Unesp 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 58

Nascimento da Filosofia

Leia o trecho da entrevista do filósofo Renato Noguera ao repórter Arnaldo Bloch, do jornal O Globo.

    Arnaldo Bloch: Conte algo que não sei.

    Renato Noguera: A filosofia não nasceu na Grécia. Ela já existia na África e em outras regiões séculos antes. No Egito, há uma palavra, rekhet, que significa exatamente o que a palavra filosofia significa para os gregos. É uma arte da palavra, do saber. Os maias tinham aforismos filosóficos. Há diferentes estilos de fazer filosofia, mas há uma disputa política para que só uma voz filosófica fique conhecida. Essa voz é a do Ocidente.

(Arnaldo Bloch. https://oglobo.globo.com, 23.02.2015.)

A disputa política mencionada pelo filósofo Renato Noguera



a)

apresenta a busca pela relativização do conhecimento.

b)

ilustra a desvalorização dos sistemas conceituais tradicionais.

c)

propõe uma visão homogeneizadora da verdade.

d)

promove uma relação hierarquizada do pensamento humano.

e)

revela o desprezo pelo debate de ideias.

Resolução

A opinião do filósofo Renato Nogueira é a de que a predileção pela legitimidade do modo eurocêntrico de filosofar não carrega, necessariamente, uma justificação de seus méritos intelectuais, mas atende também a um disputa política de escolha pela hegemonia europeia dentre as culturas humanas. 

a) Incorreta. Ao contrário, a disputa política pela legitimação do pensamento grego como berço do filosofar pretende consolidar uma forma única, e não relativizar. 

b) Incorreta. A filosofia grega também é um sistema conceitual tradicional. O ponto chave de compreensão da questão é a crítica à consolidação da filosofia grega como a única legítima. 

c) Incorreta. O texto sugere que a disputa política em torno da legitimidade filosófica marginaliza compreensões de mundo que não a advinda da tradição grega. Não há, necessariamente, um proposta homogeneizadora da verdade, mas que existe certa gradação de fundo político da qualidade entre elas. 

d) Correta. A escolha pelo pensamento grego, pilar da civilização ocidental, como forma legítima do filosofar, ocasiona que outras compreensões filosóficas, como a egípcia e a maia, sejam consideradas de caráter secundário ou de validade muito específica para sua cultura de origem, ao contrário da pretensa universalidade do pensamento ocidental. 

e) Incorreta. O argumento do texto é a evidência da escolha da filosofia ocidental como parâmetro de pensmento, enquanto outras formas são relegadas a um segundo plano. Não há no texto margem para interpretação de um desprezo pelo debate.