Logo UNICAMP

Questão 55 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 55

Radioatividade Guerra Fria Velha Ordem Mundial (Guerra Fria)

A catástrofe de Tchernóbil (1986) foi o mais grave desastre tecnológico do século XX. As explosões lançaram na atmosfera diversos elementos radioativos. Hoje, uma em cada cinco pessoas nas fronteiras da Bielorússia vive em território contaminado. Em consequência da ação constante de pequenas doses de radiação, a cada ano, cresce no país o número de doentes de câncer, de deficientes mentais, de pessoas com disfunções neuropsicológicas e com mutações genéticas.

(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.10.)

A partir do documento acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.



a)

A construção da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil ocorreu em um momento de embate da URSS com o mundo ocidental capitalista. Tendo em vista que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meiavida curtos, novas tecnologias químicas conseguiram sanar os danos ambientais e humanos gerados pelo acidente.

b)

O acidente de Tchernóbil é um marco do desmantelamento da URSS. O acidente gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos.

c)

O acidente de Tchernóbil é um marco do fortalecimento da URSS. Ele gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos.

d)

A construção da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil ocorreu em um contexto de expansão das relações da URSS com a Coreia do Norte e a China. Tendo em vista que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida curtos, novas tecnologias químicas conseguiram sanar os danos ambientais e humanos gerados pelo acidente.

Resolução

O acidente de Tchernóbil é um marco do desmantelamento da URSS, pois ocorreu nos seus anos finais (1986) e possibilitou uma liberdade de opinião incomum no mundo socialista, evidenciando também a necessidade da continuação da política da Glasnot (Transparência).

O acidente gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos, e na escala de tempo humana, demorará séculos até que atinjam níveis seguros de exposição para os seres humanos. Sabendo isto temos:

a) Incorreta. A Central Elétrica Atômica de Tchernóbil foi construída em um momento de embate do bloco socialista com o bloco capitalista, representando uma tentativa da União Soviética de apresentar uma forma de geração de energia eficiente e moderna. Porém, os elementos radiativos lançados no ambiente após a ruptura do reator possuem tempos de meia-vida longos, o que não possibilitou que a atuação de outras tecnologias mitigassem seu efeito danoso aos seres vivos e ao meio ambiente.

b) Correta. O impacto do que ocorreu em Tchernóbil constitui um marco dos anos finais da União Soviética, simbolizando o processo de desmonte do país e a decadência do bloco soviético. Por conta dos elementos lançados ao ambiente possuírem longos tempos de meia-vida, os danos do acidente são sentidos até os dias de hoje, mantendo a região isolada.

c) Incorreta. Os danos ambientais e humanos ocorreram e foram brutais, porém, de forma alguma o desastre de Tchernóbil marca o fortalecimento da URSS, pelo contrário revela ao mundo a fragilidade em que se encontrava a superpotência  naquele momento histórico.

d) Incorreta. Até o final dos anos 80 e até o desmantelamento da URSS estava mantido o afastamento Sino-soviético ocorrido ainda no início da guerra fria. Os tempos de meia-vida não eram curtos, não possibilitando que novas tecnologias contivessem os efeitos do acidente.