Logo UNESP

Questão 59 Unesp 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 59

Aristóteles

Texto 1 

    A obra Organon constitui o primeiro estudo amplo da disciplina Lógica, embora falte essa palavra para designá-la. No início de Analíticos, Aristóteles define a disciplina que se prepara para investigar como ciência da demonstração e do saber demonstrativo. Distingue dois tipos de discurso, dialético e demonstrativo: o primeiro parte do problemático e do provável e termina necessariamente no provável; o segundo parte do verdadeiro e termina no verdadeiro.

(Nicola Abbagnano. Dicionário de filosofia, 2007. Adaptado.)

Texto 2

    No Livro I, capítulo 1 de sua obra Primeiros Analíticos, Aristóteles define o que é um silogismo perfeito: “Silogismo é um argumento no qual, colocadas certas coisas, outra distinta das estabelecidas decorre necessariamente, porque essas coisas são o caso. Por ‘porque essas coisas são o caso’ quero dizer decorrer em virtude delas; por ‘decorrer em virtude delas’ quero dizer não carecer de nenhum termo externo para que o necessário venha a ser o caso”.

(Mateus R. F. Ferreira. “O que são silogismos perfeitos?”. https://revistas.ufpr.br/doispontos, 2013. Adaptado.)

Nos textos 1 e 2 está apresentada uma das principais contribuições de Aristóteles para a história da filosofia. Tal contribuição refere-se



a)

à estruturação do conhecimento dedutivo.

b)

ao método de classificação sistemática.

c)

à refutação do dualismo platônico.

d)

ao princípio do justo meio.

e)

à concepção teleológica de cosmos.

Resolução

a) Correta. Em ambos os textos apresentados, destacam-se as contribuições aristotélicas para a lógica, particularmente no que se refere ao silogismo, que é uma forma de raciocínio dedutivo. O ponto comum entre os textos é, portanto, a contribuição de Aristóteles para a estruturação do conhecimento dedutivo, que é um método de raciocínio lógico e rigoroso.

b) Incorreta. Apesar de Aristóteles ter contribuído para a classificação de diferentes áreas do conhecimento (como na sua metafísica, ética e biologia, por exemplo), o foco principal dos textos 1 e 2 está na lógica e no raciocínio dedutivo.

c) Incorreta. O dualismo platônico é a tese que separa a realidade em dois mundos distintos: o mundo das ideias (ou formas) e o mundo sensível. Essa teoria se opõe à concepção aristotélica, que considera que o conhecimento deve ser alcançado a partir da observação empírica e da análise lógica das coisas no mundo físico. Embora Aristóteles tenha criticado o dualismo de Platão, os textos 1 e 2 não discutem diretamente esse confronto de ideias entre os filósofos. 

d) Incorreta. O princípio do justo meio diz respeito à teoria ética aristotélica, segundo a qual a virtude consiste em encontrar o equilíbrio entre dois extremos viciosos: o do excesso e da falta. O texto aborda a lógica aristotélica, e não as reflexões éticas.

e) Incorreta. A concepção teleológica de Aristóteles é a ideia de que tudo no universo possui um fim ou propósito (ou telos) e que a natureza se organiza de maneira a atingir esses fins. Essa visão está, de fato, presente na metafísica de Aristóteles, mas os textos 1 e 2 abordam a lógica aristotélica e não sua metafísica.