Logo UNESP

Questão 60 Unesp 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 60

Arte Contemporânea

    O que chamamos arte não mais nos demanda contemplação, mas sim reflexão sobre o sentido da palavra “arte”. Ou seja, o valor “arte” deserta o objeto para se ancorar no discurso de um indivíduo que se declara artista e que declara algo, uma ação, uma instrução, um ritual — não importa — como “arte”. Nesse momento, importam menos as qualidades intrínsecas (linhas, planos, luminosidade, textura etc.) desse objeto do que reconstituir um questionamento que nos convida à reflexão. [...] o artista não pode mais ser reconhecido por suas habilidades técnicas, mas sim porque se instala no centro de uma rede de discursos, ele mesmo assumindo o discurso sobre sua obra/fazer.

(Luzia Gontijo Rodrigues. “A arte para além da estética: arte contemporânea e o discurso dos artistas”. Artefilosofia, 2008.)

Considerando o objeto referido no excerto, a mudança na concepção de arte, mencionada pela autora, corresponde



a)

ao status artístico definido por museus e galerias.

b)

à submissão da arte a fins políticos e teológicos.

c)

à importância do processo manual no modo de fazer artesanal.

d)

à qualidade dos materiais utilizados na confecção da obra.

e)

ao conceito elaborado pelo artista sobre sua produção.

Resolução

a) Incorreta. O texto apresentado na questão discute a mudança na compreensão do que pode ser considerado "arte". Em nenhum momento, porém, o texto menciona museus e galerias como responsáveis pela legitimação de objetos como arte. Portanto, qualquer associação entre o texto e essa ideia é incorreta.

b) Incorreta. Como mencionado nos comentários da alternativa A, o texto trata das mudanças na compreensão da arte, destacando a evolução de sua definição ao longo do tempo. Dessa forma, não há qualquer relação com a submissão da arte a temas políticos ou teológicos, uma vez que o foco do texto está na transformação do entendimento sobre o que constitui uma obra artística, sem se restringir a essas influências.

c) Incorreta. O processo manual desempenhou um papel crucial nas práticas artísticas anteriores à contemporaneidade. No entanto, o texto não enfatiza essa importância do fazer manual, mas sim a transformação que ocorreu com a arte contemporânea, onde a ênfase passou a ser na concepção e no conceito por trás da obra, em detrimento do processo artesanal e técnico.

d) Incorreta. Em nenhum momento o texto aborda questões relacionadas às qualidades dos materiais utilizados nas práticas artísticas. O foco, como mencionado anteriormente, está na transformação da arte, que passou de uma valorização predominante da técnica e habilidade manual para uma ênfase maior no conceito e nas ideias que fundamentam as obras.

e) Correta.  No contexto abordado no texto, artistas e críticos passaram a defender uma concepção de arte que transcende o mero fazer artístico, propondo uma ruptura com as limitações dos materiais tradicionais utilizados desde a antiguidade. Sob essa perspectiva, emergiram novas linguagens artísticas que priorizam o jogo de ideias e a reflexão, em vez de se concentrarem exclusivamente nas habilidades técnicas e na estética sensorial. Assim, a alternativa é correta, pois reflete essa abordagem em que os artistas dão ênfase à elaboração conceitual de suas obras.