A imagem ilustra a deposição de poluentes atmosféricos particulados sobre as superfícies superior e inferior de uma folha. As micrografias mostram a deposição desses poluentes sobre as células da epiderme foliar e em um estômato.
(Sigi Chen et al. “Composition and size of retained aerosol particles on urban plants: insights into related factors and potential impacts”. www.sciencedirect.com, 2022. Adaptado.)
A deposição desses poluentes atmosféricos particulados na epiderme e nos estômatos de uma folha afeta
a) |
o transporte de seiva elaborada. |
b) |
a liberação do hormônio citocinina. |
c) |
a ocorrência de trocas gasosas. |
d) |
o fototropismo do caule. |
e) |
o desenvolvimento das gemas laterais. |
As folhas podem apresentar estômatos em apenas um dos lados da folha (inferior ou abaxial, ou superior ou axial), ou ainda em ambos os lados da folha. Os estômatos são estruturas compostas por duas células, chamadas células guarda, que são capazes de modificar seu formato frente à entrada de água por osmose e, desta forma, permitir a transpiração do vegetal e as trocas gasosas, necessárias para a fotossíntese. Materiais particulados, como visto nas eletromicrografias apresentadas, podem se prender a irregularidades da folha ou obstruir parcialmente o ostíolo dos estômatos, o que dificultaria as trocas gasosas e a perda de água na forma de vapor. Eventualmente, é razoável supor que em grande quantidade essas partículas poderiam obstruir totalmente os estômatos, impedindo os fenômenos citados.
a) Incorreta. A seiva elaborada é transportada por meio do floema, ou vasos liberianos. O bloqueio dos estômatos não teria nenhum efeito sobre este mecanismo.
b) Incorreta. O hormônio citocinina é produzido e liberado principalmente pelas raízes, influenciando a divisão celular e, consequentemente, o crescimento. Também atrasa a senescência das folhas, prolongando seu tempo de atividade e retardando a abscisão (queda foliar). O bloqueio dos estômatos não teria nenhum efeito sobre estes mecanismos.
c) Correta. A deposição desses poluentes atmosféricos particulados na epiderme e nos estômatos de uma folha afeta as trocas gasosas, comprometendo o desenvolvimento das plantas em áreas urbanizadas.
d) Incorreta. O fototropismo no caule é o crescimento direcionado a uma fonte de luz. Este crescimento depende da produção de auxina no ápice do caule (gema apical), que depois migra para o lado não iluminado e para baixo, sob ação da gravidade. O bloqueio dos estômatos não teria nenhum efeito sobre este mecanismo.
e) Incorreta. As gemas laterais das plantas são geralmente inibidas pela gema apical. Isso acontece porque a quantidade de auxina produzida pela gema apical é o ideal para o crescimento da planta em altura, mas é excessivo para as gemas laterais, exercendo assim um efeito inibitório sobre estas estruturas. As gemas laterais são estimuladas a se desenvolver quando a gema apical é removida em decorrência da poda, por exemplo. O bloqueio dos estômatos não teria nenhum efeito sobre este mecanismo.