Em um experimento, um mesmo meio de cultura líquido, enriquecido com nutrientes, foi acrescentado a dois tubos de ensaio, 1 e 2. Ao tubo 1 foram adicionados vírus bacteriófagos e ao tubo 2 foram adicionadas bactérias de uma mesma espécie. Os dois tubos foram mantidos em condições ambientais ideais, e em intervalos de tempo consecutivos foi verificada a quantidade de vírus bacteriófagos e a quantidade de bactérias nos respectivos tubos. Os gráficos que representam as quantidades verificadas ao longo do tempo em cada tubo são:
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
e) |
|
Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Desta forma, não apresentam metabolismo próprio e são capazes de reproduzir apenas quando dentro de células vivas. No experimento descrito, o tubo 1 recebe nutrientes e vírus bacteriófagos, que são capazes de penetrar em bactérias e reproduzir utilizando-se de sua maquinaria proteica e seus nutrientes. Como neste tubo não há esses organismos, os vírus ficam inertes, não aumentando e nem diminuindo de quantidade. No tubo 2 foi acrescentado o mesmo conjunto de nutrientes e bactérias. Como as bactérias são seres unicelulares que apresentam metabolismo próprio, serão capazes de utilizar os nutrientes do meio para reproduzir, o que ocorre inicialmente dentro do potencial biótico destes organismos, ou seja, em velocidade máxima. A questão não aborda, mas se este tubo 2 fosse mantido nestas condições por tempo suficiente, as bactérias parariam de reproduzir depois de algum tempo e entrariam em declínio devido ao esgotamento dos nutrientes e ao acúmulo de resíduos metabólicos das próprias bactérias.
a) Incorreta. Como dito acima, os vírus não apresentam metabolismo próprio e o crescimento apontado no gráfico seria impossível. As bactérias utilizariam os nutrientes no tubo 2, e sua quantidade aumentaria.
b) Correta. Os gráficos apontam exatamente para o esperado nestes experimentos.
c) Incorreta. Como dito acima, os vírus não apresentam metabolismo próprio e o crescimento apontado no gráfico seria impossível. As bactérias utilizariam os nutrientes no tubo 2, e seu crescimento poderia se estabilizar, como dito acima.
d) Incorreta. Os vírus não apresentam metabolismo próprio e o crescimento apontado no gráfico seria impossível. As bactérias utilizariam os nutrientes no tubo 2, e seu crescimento poderia entrar em declínio depois de certo tempo, fonforme mencionado acima.
e) Incorreta. Os vírus não apresentam metabolismo próprio e o crescimento apontado no gráfico seria impossível. As bactérias utilizariam os nutrientes no tubo 2 e cresceriam, de forma que a curva apontada no gráfico do tubo 2 é inconpatível com o esperado.