Vendeu seu sangue e nem falou comigo antes? O que as pessoas vão dizer se souberem que alguém da família andou vendendo sangue? Vão dizer que Xu Sanguan vendeu sangue, que Xu Sanguan é um fracassado, que vendeu o próprio sangue. Quando eu era pequena, meu pai me dizia que o sangue de uma pessoa é passado por seus ancestrais. Uma pessoa pode vender roscas, vender uma casa, vender sua terra, mas nunca vender seu sangue. Mas vender o sangue é como vender os ancestrais. Você vendeu seus ancestrais, Xu Sanguan!
(Yu Hua. Crônica de um vendedor de sangue, 2011. Adaptado.)
No excerto, a ideia de que o sangue de uma pessoa é passado por seus ancestrais está relacionada à transmissão hereditária das informações genéticas. Os componentes sanguíneos que contêm informações genéticas ancestrais são apenas
a) |
o plasma e as plaquetas, pois contêm núcleos compostos por moléculas de DNA circulares. |
b) |
os leucócitos, pois apresentam moléculas de DNA nuclear compostas por sequências de nucleotídeos. |
c) |
o plasma e os leucócitos, que apresentam histonas específicas que definem a sequência de aminoácidos. |
d) |
as hemácias e as plaquetas, que são células revestidas por glicocálix, substâncias que atuam no reconhecimento celular. |
e) |
as hemácias, pois possuem moléculas de hemoglobina compostas por uma sequência de bases nitrogenadas. |
As informações hereditárias estão contidas nos genes, formados por longas sequências de nucleotídeos localizadas ao longo do DNA das células. Podemos encontrar moléculas de DNA em mitocôndrias, núcleo celular e nos cloroplastos das plantas, porém, é no DNA nuclear que se encontra a maior parte dos genes responsáveis por nossas características hereditárias. Em relação ao sangue humano, o hematócrito, termo comum nos exames de sangue, é formado por células como as hemácias e os leucócitos, enquanto que o plasma sanguíneo é acelular, ou seja, não é formado por células, nele encontramos apenas a água, hormônios, aminoácidos, proteínas, eletrólitos e outras substâncias, por fim, também temos uma pequena fração do sangue, importante para a coagulação, formada por plaquetas (ou trombócitos), que são pequenas porções de células originadas a partir da fragmentação de megacariócitos, uma célula da mesma linhagem das hemácias e dos neutrófilos, as células mais abundantes do sangue. Após essas considerações iniciais, podemos julgar as alternativas.
a) Incorreta. O plasma não é constituído por células e as plaquetas são fragmentos celulares desprovidos de núcleo e, portanto, não possuem DNA
b) Correta. Os leucócitos presentes no sangue, como neutrófilos, basófilos, linfócitos e tantos outros são dotados de núcleo celular, dentro dos quais as moléculas de DNA armazenam as informações hereditárias do organismo.
c) Incorreta. Conforme já mencionado, o plasma sanguíneo não é composto por células. Os leucócitos possuem DNA, porém, as histonas são proteínas importantes para a estrutura da cromatina e compactação do DNA, não tendo relação com a definição da sequência de aminoácidos de uma proteína.
d) Incorreta. As plaquetas são desprovidas de núcleo e DNA, já as hemácias são células provenientes dos eritroblastos da medula óssea que perderam seus núcleos e a maioria de suas organelas, em um processo de simplificação e especialização celular.
e) Incorreta. As hemácias não possuem núcleo, portanto, são desprovidas de moléculas de DNA, além disso, as hemoglobinas são proteínas constituídas pela associação de cadeias polipeptídicas compostas por sequências de aminoácidos, não bases nitrogenadas.