Logo UNESP

Questão 66 Unesp 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 66

Platelmintos

Na figura, os números 1 a 5 indicam os alvos para testes de diagnóstico de doenças causadas pela Taenia solium em seres humanos ou porcos.

(World Health Organization (WHO) and For research on diseases of poverty. “Taenia solium Taeniasis/cysticercosis diagnostic tools”, 2015. Adaptado.)

Os alvos para manter o diagnóstico de teníase estão indicados pelos números



a)

3 e 5.

b)

1 e 2.

c)

1, 2 e 3.

d)

1 e 5.

e)

2, 3 e 5.

Resolução

A Taenia solium é um verme platelminto parasita intestinal de humanos cujo nome popular é solitária. Sendo de ciclo heteroxeno, passa por um hospedeiro intermediário, o porco, e pelo homem, hospedeiro definitivo, para completar seu ciclo de vida. Neste ciclo, ovos do verme são liberados nas fezes e podem assim contaminar o ambiente. Se estes ovos são ingeridos pelo hospedeiro intermediário, formam-se os cisticercos na carne do animal, formas larvais do parasita. Quando essa carne é ingerida crua ou mal passada, os cisticercos chegam vivos até o intestino e originam a forma adulta do verme, fechando o ciclo de vida pelos hospedeiros. O diagnóstico pode ser feito de várias formas, incluindo a procura laboratorial por ovos nas fezes de pessoas doentes e mediante exames por imagem do sistema digestório ou exame de sangue . Estas duas etapas estão ilustradas pelos números 1 e 5, respectivamente.

a) Incorreta. O item 3 mostra os cisticercos no cérebro de uma pessoa, o que ocorre quando esta ingere os ovos da solitária, ou seja, quando faz o papel de hospedeiro intermediário no ciclo. A detecção dessas formas larvais poderiam diagnosticar a cisticercose, não a teníase. Já o item 5 mostra parte do sistema digestório da pessoa e, embora o diagnóstico não seja feito prioritariamente por imagem, esses exames são capazes de dar resultado satisfatório para a teníase.

b) Incorreta. O número 2 aponta para os cisticercos na carne do porco, o que seria útil para identificação de uma carne contaminada, mas insuficiente para diagnosticar a teníase em um ser humano. Já o número 1 está correto, pois aponta para as fezes de um humano, portador da teníase, sugerindo o clássico exame de fezes, a forma mais comum de se diagnosticar essa verminose.

c) Incorreta. O número 1 está correto e os números 2 e 3 estão incorretos, pelos motivos explicados acima.

d) Correta. O número 1 está correto, pois o exame de fezes, realizado em laboratório, é a forma mais barata e convencional para diagnosticarmos a teníase. No diagnóstico podem ser encontrados tanto os proglótides, estruturas maduras que se soltam do verme adulto, como os ovos, os quais abrigam cada um o embrião hexacanto, assim chamado devido aos seus 6 acúleos. Tal característica é exclusiva dos ovos de Taenia  e muito útil para  um diagnóstico rápido e certeiro. 

Imagem do ovo com o embrião hexacanto, 2018. Biozoom.online. Acesso em 16/11/2024.

O número 5 também está correto, pelos motivos explicados na discussão da alternativa a. 

e) Incorreta. Os números 2 e 3 estão incorretos, pelos motivos explicados na discussão da alternativa a e b.