Logo UNICAMP

Questão 59 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 59

Sobrevivendo no inferno

As palavras organizadas comunicam sempre alguma coisa, que nos toca porque obedece a certa ordem. Quando recebemos o impacto de uma produção literária, oral ou escrita, ele é devido à fusão inextricável da mensagem com a sua organização. Em palavras usuais: o conteúdo de uma obra literária só atua por causa da forma.

(Adaptado de Antonio Candido, “O direito à literatura”, em Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre azul e Duas Cidades, 2004, p.178.)

A obra Sobrevivendo no inferno do grupo Racionais Mc’s é composta pelas canções e pelo projeto editorial da capa e contracapa do CD. Nesse projeto editorial, encontram-se elementos visuais e verbais que estabelecem um jogo de formas e sentidos. Com base na afirmação de Antonio Candido, é correto afirmar que a organização desses elementos



a)

produz uma simetria entre som e sentido, sendo que tal simetria indica que os símbolos religiosos são uma resposta à violência.

b)

configura um sistema de oposições, uma vez que imagens e palavras estabelecem tensões materiais e espirituais, constitutivas do sentido das canções.

c)

configura uma sintaxe poética de ordem espiritual. Essa sintaxe espelha o caos e as injustiças vividos na periferia das grandes cidades.

d)

produz uma lógica poética racional. Essa lógica se explicita na vitória do crime sobre a visão de mundo presente nos versículos bíblicos transcritos.  

Resolução

a) Incorreta.  A noção de simetria pressupõe harmonia ou equilíbrio, o que não se verifica no contraste que se estabelece entre as citações bíblicas e o crucifixo, por um lado, e a imagem do criminoso que segura a arma.

b) Correta. Verifica-se de fato um sistema de oposições de signos que, por um lado, remete à espiritualidade, tais como o crucifixo e o salmo bíblico e, por outro, remete às tensões materiais, sinalizadas pela arma na mão de um sujeito que, ao que parece, está para cometer um crime. Tal oposição, assinalada na capa do álbum Sobrevivendo no inferno, se faz presente nas letras dos raps que retratam as tensões materiais vividas pelos sujeitos periféricos, a quem é negada negada a cidadania e as oportunidades de vida digna, numa realidade em quea violência e a criminalidade dominam . Nesse sentido, a referência a Deus como pai ou pastor é uma forma de reação a essa realidade brutal, pois, por meio da busca do mundo espiritual, pretende-se alcançar alguma referência de valorização e dignificação da vida.

c) Incorreta. A representação do caos e das injustiças vividas nas grandes cidades é base de uma poética que remete à realidade material das periferias, o que se opõe, portanto, à ideia de “sintaxe poética de ordem espiritual”.

d) Incorreta. Os Racionais esforçam-se por propor uma ética alternativa à criminalidade, baseada nos valores e na identidade periférica. Nessa ética, os valores religiosos reforçam uma poética de valorização da vida, afirmada contra a realidade do crime e da violência. Dessa forma, é incorreto afirmar que a lógica do grupo explicita a vitória do crime sobre os valores religiosos.