Logo UNICAMP

Questão 61 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 61

O bem amado

“Para inaugurar é preciso ter um defunto. Mas, por desgraça, nenhum turista se afoga, nenhuma calamidade se abate sobre a cidade e os moribundos têm o desplante de ressuscitarem. Na ordem estabelecida por Odorico, o bem vira mal e o mal, bem.”

(Anatol Rosenfeld, “A obra de Dias Gomes”, em Teatro de Dias Gomes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972, p. xxvii.)

A comicidade de O Bem-amado, de Dias Gomes, deriva em grande medida da inversão de valores que a peça encena. Considerando os propósitos satíricos da obra, assinale a alternativa que evidencia tal inversão.



a)

A destinação de recursos para a construção de um cemitério público confere dignidade aos mortos.

b)

A hospitalidade dada aos doentes ilustra o uso do orçamento em prol do sistema público de saúde.

c)

A promoção do pistoleiro a delegado de polícia visa à reinserção social do criminoso.

d)

A inauguração do cemitério dá oportunidade a que se reverencie a memória do benfeitor da cidade.

Resolução

a) Incorreta. Em sua campanha política para a prefeitura de Sucupira, Odorico Paraguaçu promete construir um cemitério defendendo o direito de os cidadãos sucupirenses serem enterrados na cidade. Entretanto, tal promessa é feita tendo em vista a vitória nas eleições, e não a garantia da dignidade dos mortos.

b) Incorreta. O único doente que encontrou a hospitalidade foi o primo Ernesto, cuja vinda para Sucupira foi custeada com dinheiro público por Odorico, que esperava que ele morresse na cidade. Dessa forma, o orçamento foi empregado para atender aos interesses políticos do prefeito, e não em prol do sistema público de saúde.

c) Incorreta. A promoção do pistoleiro Zeca Diabo como delegado configura-se, de fato, como uma inversão de valores, entretanto, a intenção de Odorico ao promovê-lo era a de que o cangaceiro, com seu caráter violento, provocasse uma morte na cidade, ou seja, em nenhum momento a reinserção social do criminoso foi cogitada.

d) Correta. A inauguração do cemitério ocorre com o enterro de Odorico Paraguaçu, assassinado por Zeca Diabo. Nesse momento, o jornalista Neco Pereira, um dos principais opositores do prefeito, faz um discurso à beira de sua cova, exaltando as virtudes do líder político. Diante dessa cena, o público que havia presenciado as ações desonestas e ilícitas de Odorico sabe que o discurso do jornalista é falso e, assim, identifica a inversão de valores encenada pela peça na medida em que presencia um político corrupto ser exaltado como um exemplo de virtude moral e política. Dessa forma, explicitam-se os propósitos satíricos da obra de Dias Gomes presentes na denúncia da vida política brasileira, caracterizada pela permanência de estruturas arcaicas comandadas por políticos corruptos e carreiristas.