Logo UNICAMP

Questão 63 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 63

poesia e música

O poema abaixo vem impresso na orelha do livro Psia, de Arnaldo Antunes.

(Arnaldo Antunes, Psia. São Paulo: Iluminuras, 2012.)

Na orelha do livro, Antunes apresenta ao leitor seu processo de criação poética. É correto dizer que o autor se propõe a



a)

revelar a primazia da comunicação oral sobre a escrita das palavras.

b)

discutir a flexão de gênero, que torna a palavra “psia” um substantivo.

c)

defender a conversão das palavras em coisas, mudando seu estatuto.

d)

explorar o poder de representação da interjeição exclamativa “psiu!”.

Resolução

a) Incorreto.  Nos versos “Eu berro as palavras no microfone/ da mesma maneira com que/ as desenho, com cuidado,/ na página”, o poeta afirma que a oralidade e a escrita recebem a mesma atenção, sem que haja primazia de uma sobre outra. 

b) Incorreto. Não há uma discussão sobre a flexão de gênero da palavra, mas a sugestão de um neologismo (“Psia é feminino/ de psiu; que serve para chamar a atenção/ de alguém, ou para pedir/ silêncio”.), a partir da analogia com outras palavras da língua que formem o par /u/ e /a/. 

c) Correto. Ao propor esse exercício metalinguístico, o poeta afirma que a elocução, oral e escrita, tem uma finalidade: “Para transformá-las em coisas,/ em vez de substituírem/ as coisas”. Esse movimento de materialização do objeto linguístico procura negar a referencialidade, isto é, que a linguagem erija um mundo em vez de que seja somente representação dele. 

d) Incorreto. Não se trata diretamente da interjeição “Psiu!”. De qualquer forma, cumpre dizer que interjeições não são itens lexicais plenos (como nomes e verbos), por isso não parece adequado falar de representação nesse caso. Ademais, como se mencionou no item anterior, a referencialidade é explicitamente combatida pelo poeta.