Logo UNICAMP

Questão 67 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 67

textos jornalísticos

Texto I

Texto II

O que levou Marta, seis vezes a melhor do mundo, a enfrentar a Austrália de chuteiras pretas? Adianto, não foi o futebol “raiz”. Marta não fechou patrocínio com nenhuma das gigantes do mercado esportivo. Não recebeu nenhuma proposta à altura do seu futebol. Isso diz muito sobre o machismo no esporte. A partir disso, a atleta decidiu calçar a luta pela diversidade.

(Fonte: https://www.hypeness.com.br/2019/06/chuteira-sem-logo-e-com-simbolo-de-igualdade -de-genero-foi-mais-um-golaco-de-marta/. Acessado em 18/06/2019.)

Considerando o tweet e o texto acima, é correto afirmar que a atleta



a)

enfrentou o time adversário com chuteiras pretas, mesmo que não tenha sido influenciada pelo futebol “raiz”.

b)

usou chuteiras sem logotipo e luta pela igualdade de gênero no esporte, mesmo sendo considerada seis vezes a melhor do mundo.

c)

não recebeu patrocínio de nenhuma grande empresa, embora a chuteira preta sem logotipo simbolize o futebol “raiz”.

d)

optou por lutar contra o machismo no esporte, embora as propostas de patrocínio não tenham considerado seu valor.

Resolução

a) Incorreta. Não é possível saber se Marta foi ou não foi influenciada pelo futebol “raiz” (ou seja, o futebol tradicional, diferente do modelo comercial que vigora atualmente). O que o Texto II afirma é que isso não foi o que motivou a atleta a utilizar as chuteiras pretas, e sim a falta de igualdade de gênero no esporte.

b) Correta. Segundo os textos, ao optar por usar chuteiras sem logotipos e com o símbolo pela equidade no esporte, a atleta, consequentemente, luta pela igualdade de gênero no futebol. Mesmo sendo considerada seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta não fechou patrocínio com nenhuma das gigantes do mercado esportivo e, diante da clara postura machista do mundo do futebol, teve que recorrer à atitude mencionada no tweet e no texto.

c) Incorreta. A chuteira simboliza a luta pela equidade de gênero no esporte, e não o futebol “raiz”.

d) Incorreta. A ausência de propostas de patrocínio adequadas foi justamente o que motivou a jogadora a protestar por meio da chuteira preta. O uso da conjunção concessiva “embora” é inadequada, uma vez que as ideias trazidas na alternativa não contrastam, e, sim, justificam a escolha de Marta. Para corresponder ao indicado pelos textos, a afirmativa poderia ser reescrita da seguinte forma: “optou por lutar contra o machismo no esporte, uma vez que as propostas de patrocínio não consideraram seu valor”.