Logo UNICAMP

Questão 69 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 69

charges e tirinhas textos literários

Texto I

Leia os versos iniciais da peça Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come (1966), de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar. Em formato de cordel, os versos são cantados por todos os atores.

Se corres, bicho te pega, amô.

Se ficas, ele te come.

Ai, que bicho será esse, amô?

Que tem braço e pé de homem?

Com a mão direita ele rouba, amô,

e com a esquerda ele entrega;

janeiro te dá trabalho, amô,

dezembro te desemprega;

de dia ele grita "avante”, amô,

de noite ele diz: "não vá":

Será esse bicho um homem, amô,

ou muitos homens será?

(Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966, p. 3.)

Texto II

Observe a charge de Laerte que fez parte da mostra Maio na Paulista, em 2019.

(Laerte, Exposição Maio na Paulista, de Laerte e Angeli, 2019. Disponível em https://gq.globo.com/Cultura/ noticia/2019/05/ laerte-e-angeli-participam-de-exposicao-ao-arlivre-na-avenida-paulista.html. Acessado em 02/06/2019.)

Considerando a relação entre os textos I e II, conclui-se que a charge

 



a)

resgata a temática do cordel, rompendo com o impasse vivido pelos personagens.

b)

reafirma o dilema dos personagens da peça, parafraseando os versos iniciais do cordel.

c)

evidencia a tradição popular nordestina, utilizando a imagem para sofisticar os versos.

d)

confirma a força transformadora da versificação popular, reproduzindo-a em imagens.

Resolução

a) Correta. O versos iniciais da peça "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" apresentam indiretamente uma crítica à Ditadura Militar (1964 - 1985), na qual o "bicho" é caracterizado pela esfera governamental, como pode-se depreender pelos versos finais do Texto I: "Será esse bicho um homem, amô, / ou muitos homens será?". No decorrer do cordel, os autores expõem o caráter enganador do "monstro" pois, ao mesmo tempo em que este disponibiliza alguns benefícios, retira as ofertas logo em seguida, deixando os indivíduos sem diversos direitos. No Texto II, Larte busca resgatar essa temática, motivado pelo dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Na charge, fica implícito que o "monstro" representa a perda de direitos trabalhistas. No entanto, diferente do ocorrido na peça, os personagens da charge, no momento em que se unem, rompem com a exploração do "monstro", que foge ao deparar-se com a revolta popular.

b) Incorreta. Os personagens da charge não reafirmam o dilema dos personagens da peça, mas, sim, o superam por meio da união popular.

c) Incorreta. A charge de Laerte não evidencia a tradição popular nordestina, como aconteceu na utilização do formato de cordel do poema. Nela, utiliza-se de figuras para ilustrar uma situação análoga à ocorrida no poema.

d) Incorreta. O resgate dos versos do cordel é feito para confirmar a força transformadora da união popular, não da versificação.