Logo UNICAMP

Questão 72 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 72

Choque Perfeitamente Inelástico

As agências espaciais NASA (norte-americana) e ESA (europeia) desenvolvem um projeto para desviar a trajetória de um asteroide através da colisão com uma sonda especialmente enviada para esse fim. A previsão é que a sonda DART (do inglês, “Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos”) será lançada com a finalidade de se chocar, em 2022, com Didymoon, um pequeno asteroide que orbita um asteroide maior chamado Didymos.

Numa colisão inelástica da sonda DART com o asteroide Didymoon,



a)

a energia cinética do conjunto sonda + asteroide é conservada e o momento linear do conjunto também é conservado.

b)

a energia cinética do conjunto sonda + asteroide não é conservada; já o momento linear do conjunto é conservado.

c)

a energia cinética do conjunto sonda + asteroide é conservada; já o momento linear do conjunto não é conservado.

d)

a energia cinética do conjunto sonda + asteroide não é conservada e o momento linear do conjunto também não é conservado.

Resolução

Colisões inelásticas são caracterizadas por não conservação da energia cinética total dos corpos que interagem, sendo parte desta energia dissipada, por exemplo, na forma de energia térmica e energia mecânica vibracional. Além disso, como colisões usualmente são processos rápidos comparados a outros fenômenos que aconteçam concomitantemente a ela, sistemas onde elas ocorrem podem ser considerados isolados, logo conservam o vetor quantidade de movimento (ou momento linear) total.