Logo UNICAMP

Questão 76 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 76

Campo elétrico uniforme Força Peso Equações do M.U.V.

Existem na natureza forças que podemos observar em nosso cotidiano. Dentre elas, a força gravitacional da Terra e a força elétrica. Num experimento, solta-se uma bola com carga elétrica positiva, a partir do repouso, de uma determinada altura, numa região em que há um campo elétrico dirigido verticalmente para baixo, e mede-se a velocidade com que ela atinge o chão. O experimento é realizado primeiramente com uma bola de massa m e carga q, e em seguida com uma bola de massa 2m e mesma carga q.

Desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que, ao atingir o chão,



a)

as duas bolas terão a mesma velocidade.

b)

a velocidade de cada bola não depende do campo elétrico.

c)

a velocidade da bola de massa m é maior que a velocidade da bola de massa 2m.

d)

a velocidade da bola de massa m é menor que a velocidade da bola de massa 2m.

Resolução

Para determinar a velocidade de cada bola imediatamente antes da atingir o chão, podemos calcular sua aceleração e depois calcular suas velocidades a partir da equação de Torricelli.

Experimento 1 (bola de massa m).

De acordo com a segunda lei de Newton

FR=m·a,

sendo, neste caso, o módulo da força resultante igual à soma do módulo do peso com o módulo da força elétrica, temos que

FR=Fel+P

m·a1=q·E+m·g

a1=q·Em+g,

em que a1 é a aceleração da massa 1. Considerando que a bola 1 parta do repouso (pois é solta), a velocidade com que atinge o chão após cair por uma altura Δs, pode ser então determinada:

v12=v21,inicial+2·a1·Δs

v12=0+2·qEm+g·Δs

v1=2·qEm+g·Δs.

Experimento 2 (bola de massa 2m).

Fazendo um desenvolvimento análogo, temos, agora para a bola de massa 2m,

substituindo   a2=q·E2m+g   em   v22=v22,inicial+2·a2·Δs

v2=2·qE2m+g·Δs.

Comparando as expressões, verifica-se que v1>v2, já que o denominador dentro da raiz em v2 é maior.

Uma outra forma de se chegar a este resultado de maneira menos algébrica consiste em considerar o efeito adicional da força elétrica atuando sobre cada uma das bolas. Devido à gravidade ambas teriam a mesma aceleração, g; porém a força elétrica produz uma aceleração adicional a g sobre cada uma, dada pelo termo q·E/m (onde aqui m indica a massa de cada bola). Esta aceleração é maior sobre a bola 1, pois sua massa é menor, logo 1 deve atingir o solo, em condições de queda similares à bola 2, com velocidade maior do que a de 2.