Logo UNICAMP

Questão 83 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 83

Igreja Medieval Cultura Medieval

O surgimento das primeiras universidades, nos séculos XII e XIII, marca um momento capital da história do Ocidente medieval. Em relação à época anterior, esse momento comportou elementos de continuidade e de ruptura. Os primeiros devem ser buscados na localização urbana das universidades, no conteúdo dos ensinamentos, no papel social dos homens de saber. Já os elementos de ruptura foram inicialmente de ordem institucional. No âmbito das instituições educativas, este sistema era novo e original. As comunidades autônomas dos mestres e dos estudantes eram protegidas pelas mais altas autoridades leigas e religiosas daquele tempo, permitindo tanto progressos no domínio dos métodos intelectuais e em sua difusão como uma inserção mais eficiente das pessoas de saber na sociedade da época.

(Adaptado de J. Verger, Cultura, ensino e sociedade no ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: EDUSC, 2001, p.189-190.)

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o período medieval, assinale a alternativa correta.



a)

A Igreja Católica apoiava a estruturação das universidades medievais, que representavam o avanço das ciências e a superação de dogmas e das teorias teocêntricas.

b)

A organização institucional diferencia as universidades medievais das corporações de ofícios, visto que seu método de estudo estava calcado na escolástica, caracterizando o atraso do mundo medieval.

c)

Uma ruptura trazida pelas universidades medievais foi o início da atuação dos copistas nas bibliotecas, que copiavam sistematicamente a produção de autores latinos críticos aos dogmas religiosos.

d)

A institucionalização das universidades medievais era um dado novo no período; essas instituições se caracterizavam pelo apoio das autoridades de dentro e de fora da Igreja, e pela maior autonomia e inserção social de seus membros.

Resolução

a) Incorreta. Embora o texto destaque que as autoridades religiosas protegessem as Universidades dos séculos XII e XIII, não é possível afirmar que essas instituições trabalhassem para a superação dos dogmas da Igreja ou para a formulação de teorias que não fossem teocêntricas e que isso fosse feito com o apoio da própria Igreja.

b) Incorreta. A escolástica foi uma corrente de pensamento originado na Igreja católica da Baixa Idade Média e teve como um de seus expoentes Thomas de Aquino (1225-1274). Serviu como base para o funcionamento das universidades daquele período, pois procurava conciliar a fé cristã com o pensamento racional, calcado especialmente no aristotelismo. Dessa forma, tanto as universidades, quanto a escolástica, foram responsáveis por um avanço no pensamento europeu medieval, que posteriormente redundaram no surgimento do humanismo e do Renascimento Cultural.

c) Incorreta. A atuação dos monges copistas, que dedicavam suas vidas a cópia de livros clássicos e a realização de ilustrações (iluminuras) se dava no interior dos mosteiros e em catedrais. Assim, não é possível associar a atuação desses clérigos ao surgimento das universidades medievais e muito menos afirmar que copiassem sistematicamente apenas livros críticos aos dogmas religiosos. Na verdade, a repercussão do trabalho dos monges copistas era restrita, uma vez que seus trabalhos ficavam apenas dentro do âmbito dos mosteiros.

d) Correta. Conforme o texto destaca, o ambiente da universidade medieval marcou uma ruptura com a tradição do período, pois atuavam com maior autonomia e recebiam o apoio das autoridades eclesiásticas e leigas em suas atuações.