Logo UNICAMP

Questão 84 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 84

Pensamento Renascentista Renascimento cultural

Em 1516, Thomas Morus criou a ideia de utopia, ao descrever uma ilha imaginária. Surgia um gênero literário, associado à história, à filosofia e à política. A lógica dessa ideia levou à construção de critérios universalmente válidos para cada atividade, com normas e códigos. Surgiram assim os tratados sobre o perfeito cortesão, sobre o perfeito homem do mundo, sobre a cidade perfeita.

(Adaptado de Carlos Eduardo O. Berriel, “Cidades Utópicas do Renascimento”. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 56, n. 2. abr./jun. 2004. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br /scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000200021.)

Considerando o texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.



a)

A obra de Morus, escrita na Inglaterra, baseou-se na experiência de soberanos da Itália e da Alemanha que construíram novas cidades no século XV, planejadas geometricamente.

b)

Grão-chanceler da Inglaterra, Morus exerceu uma ação humanista em um mundo renascentista de crises e instabilidades contínuas. Neste contexto publicou sua obra Utopia.

c)

A partir do princípio filosófico da utopia, foram escritos vários tratados renascentistas. O Príncipe, de Maquiavel, ilustra a melhor versão do cortesão atuante no mundo utópico.

d)


A ilha da Utopia, perfeitamente racionalizada, marcou o urbanismo renascentista na Europa e no Novo Mundo. O esgotamento dessa ideia de utopia ocorreu com a ideia de distopia, no século XX.

Resolução

a) Incorreta. A obra Utopia, de Thomas Morus (1480-1535), recebeu sua maior influência de "A República", de Platão e não na experiência de soberanos italianos e alemães na construção de cidades planejadas geometricamente.

b) Correta. Morus foi ministro do rei inglês Henrique VIII (1509-1547) e está inserido no contexto intelectual do movimento humanista e renascentista do século XVI. A obra Utopia, publicada em 1516, é o retrato de uma ilha, chamada Utopia, que seria o lugar da existência de uma sociedade perfeita.

c) Incorreta. Não é possível afirmar que o princípio de utopia tenha sido utilizado por outros tratados renascentistas, especialmente no tocante ao filósofo italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527), pois o referido autor, em sua obra “O Príncipe” (1513), se preocupou em analisar a moralidade da sociedade e descrevê-la justamente como ela era e não como as pessoas gostariam que ela fosse. Assim, desenvolveu princípios que norteariam a conquista e a manutenção do poder, sendo o melhor condutor desse processo aquele que consegue moldar suas ações conforme as circunstâncias.

d) Incorreta. Não é possível afirmar que a ilha da Utopia tenha marcado o urbanismo renascentista e do Novo Mundo. A ilha de Utopia era uma referência no campo da organização política e social, e não dos aspectos urbanistas. A terra distante e inacessível da Utopia é uma república e uma exposição da felicidade coletiva, de modo que o autor não enfatizou os aspectos da organização urbana. Também é incorreto afirmar que ocorreu o esgotamento da ideia de utopia, pois esse conceito ainda aparece presente em canções, na literatura, etc.