Logo UNICAMP

Questão 85 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 85

Povos Nativos Brasileiros

Na América Portuguesa do século XVI, a política europeia para os indígenas pressupunha também a existência de uma política indígena frente aos europeus, já que os Tamoios e os Tupiniquins tinham seus próprios motivos para se aliarem aos franceses ou aos portugueses.

(Adaptado de Manuela Carneiro da Cunha, Introdução a uma história indígena. São Paulo: Companhia das Letras/Fapesp, 1992, p. 18.)

Com base no excerto e nos seus conhecimentos sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas no Brasil, assinale a alternativa correta.



a)

A população ameríndia era heterogênea e os conflitos entre diferentes grupos étnicos ajudaram a definir, de acordo com suas próprias lógicas e interesses, a dinâmica dos seus contatos com os europeus.

b)

O fato de Tamoios e Tupiniquins serem grupos aliados contribuiu para neutralizar as disputas entre franceses e portugueses pelo controle do Brasil, pelo papel mediador que os nativos exerciam.

c)

Os indígenas, agentes de sua história, desde cedo souberam explorar as rivalidades entre os europeus e mantê-los afastados dos seus conflitos interétnicos, anulando o impacto da presença portuguesa.

d)

As etnias indígenas viviam em harmonia umas com as outras e em equilíbrio com a natureza. Esse quadro foi alterado com a chegada dos europeus, que passaram a incentivar os conflitos interétnicos para estabelecer o domínio colonial.

Resolução

a) Correta. A população nativo-americana, tanto na América portugesa quanto nos territórios colonizados pela Espanha, Inglaterra e outros impérios coloniais, era bastante heterogênea e possuía diferentes práticas culturais e diversos modos de organização política e econômica. Essa diversidade presente nas etnias da América portuguesa levou a que, quando do avanço da colonização e do contato com povos europeus - que também possuíam sua diversidade, suas peculiaridades e sua multiplicidade de interesses - os nativos buscassem definir e estabelecer uma forma de contato com os europeus que melhor atendesse a seus interesses e necessidades. Dessa forma, podemos observar, pela documentação do período, relatos de etnias se aliando com um determinado povo europeu e antagonizando outro, ou vice-versa; ou ainda a formação de uma rede complexa de trocas comerciais entre esses diferentes grupos presentes na América durante sua colonização.  

b) Incorreta. Os Tamoios e os Tupiniquins não eram necessariamente grupos aliados, invalidando a noção de que essa possível aliança houvesse servido como mediação entre franceses e portugueses. A aliança de portugueses e franceses com nativos na verdade acirrou a disputa entre os dois impérios coloniais, como pode ser notado em eventos como a Confederação dos Tamoios (1554-1567). A confederação reuniu diversos grupos indígenas, que combateram os portugueses e receberam apoio dos franceses.

c) Incorreta. Os indígenas foram, e são, agentes de sua história e mostraram-se observadores das tensões entre os europeus no território americano, sabendo aproveitar-se delas visando algum tipo de benefício ou resistência. Porém, essa agência histórica e as possibilidades de resistência não foi o suficiente para afastar os portugueses dos seus conflitos interétnicos nem para anular o impacto da presença portuguesa.

d) Incorreta. O modo de vida e as relações dos nativos com a natureza, e com suas próprias culturas e práticas, foram drasticamente alteradas com a chegada dos europeus, mas não podemos afirmar que todas as etnias viviam em harmonia umas com as outras. Já havia diversas alianças e conflitos entre os grupos nativos, que foram aproveitadas e incentivadas pelos europeus, visando vantagens comerciais, territoriais e a possibilidade de consolidação do empreendimento colonial.