Logo UNICAMP

Questão 88 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 88

Crise de 1929 (História Geral)

Na Era da Catástrofe (1914-1945), com a Grande Depressão desencadeada pela crise de 1929, tornava-se cada vez mais claro que a paz, a estabilidade social, a economia, as instituições políticas e os valores intelectuais da sociedade liberal burguesa entraram em decadência ou colapso.

(Adaptado de E. J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 112.)

A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre o período histórico que vai de 1914 a 1945, é correto afirmar:



a)

A crise de 1929 e as guerras mundiais levaram ao colapso do liberalismo político e econômico na Europa e, ao mesmo tempo, à expansão das democracias liberais em países africanos e do Oriente Médio.

b)

As soluções para a crise de 1929 centraram-se em um aprofundamento das políticas liberais do New Deal, que promoviam responsabilidade fiscal e diminuição do papel do Estado como motor de desenvolvimento.

c)

São marcos da crise do liberalismo na Europa: o colapso das principais democracias, a ascensão de governos totalitários e autoritários e a descrença no livre-mercado após a crise de 1929.

d)

Verificou-se nesse período o colapso das democracias liberais, com a ascensão do totalitarismo na Europa, e o aumento das liberdades econômicas, com a diminuição do papel do Estado como solução para a crise de 1929.

Resolução

Em 1929, a quebra da Bolsa de Nova York consolidou uma crise no meio financeiro que teve repercussões ao redor de todo o mundo. Esse processo teve dois principais fatores. Um deles foi a superprodução, estimulada pela política econômica adotada pelos republicanos que estimulava o desenvolvimento industrial interno, com restrições às importações. Na segunda metade da década de 1920, a economia americana já indicava os sinais de superprodução, mas devido ao princípio do liberalismo de não-intervenção, nenhuma medida foi tomada. O outro fator foi a especulação financeira, motivada por compra e venda das ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. As ações se valorizavam de forma artificial devido à superprodução e queda no consumo.

Em meados de 1929, o preço das ações das empresas atingiu valores altíssimos e sem lastro correspondente. Em 24 de outubro de 1929, milhões de dólares de ações foram postos à venda causando uma intensa queda nas cotações. A crise teve efeitos imediatos na economia americana e espalhou-se pelo mundo, abalando significativamente a crença no liberalismo.

a) Incorreta. Embora a crise de 1929 seja considerada um grave abalo no liberalismo econômico, é incorreto afirmar que ela levou à expansão das democracias liberais em países africanos e do Oriente Médio. O continente africano nesse período era dominado pelas potências europeias, sendo que o processo de descolonização teve início somente após a Segunda Guerra Mundial. Já a região do Oriente Médio não adotou o sistema democrático liberal.

b) Incorreta. O New Deal foi um plano econômico colocado em prática pelo presidente democrata Franklin Delano Roosevelt em 1933. Esse planejamento tinha como base reformas sociais que indicavam a intervenção ativa do Estado na economia, deixando de lado o liberalismo clássico. O plano foi elaborado por economistas renomados, entre eles John Keynes. De acordo com o keynesianismo (teoria econômica de Keynes), para combater o desemprego era necessário o aumento da demanda, de modo que o governo deveria organizar uma política antidesemprego. Assim, Keynes previa a intervenção do Estado na economia por meio de investimentos em obras públicas para geração de empregos, além de ser seu papel a regulamentação econômica com a diminuição das taxas de juros. Dessa forma, é incorreto afirmar que o New Deal previa a diminuição do papel do estado como motor do desenvolvimento.

c) Correta. A crise de 1929 teve forte impacto em diferentes governos. O liberalismo, que ganhou força no imediato pós-Primeira Guerra, passou a ser contestado e atacado por grupos que defendiam um Estado forte e uma concentração de poderes. Nesse período, cresceu as desconfianças da democracia liberal, que passou a ser vista como incapaz de gerir crises e de potencializar o crescimento econômico. Esse contexto foi favorável para o crescimento e consolidação de grupos políticos nacionalistas e autoritários, com destaque para a ascensão do Nazismo na Alemanha e do Fascismo na Itália.

d) Incorreta. A alternativa é inviabilizada também por afirmar que a solução para a crise de 1929 foi a diminuição do papel do Estado na economia. Conforme exposto na alternativa B, o New Deal previa a ampliação do Estado na economia. Vale destacar ainda que esse modelo norte-americano previsto por Keynes teve grande repercussão nas décadas seguintes em países europeus que criaram o Estado de Bem-Estar Social.