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Questão 89 Unicamp 2020 - 1ª fase

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Questão 89

Cultura na Ditadura Militar

A partir da segunda metade da década de 1960, a produção de um gênero cinematográfico extravagante ganha força no Brasil: a pornochanchada. Num primeiro momento esta se mostrou como uma comédia leve, apesar de algumas cenas de nudez parcial, mas logo evoluiu para o que já era praticado pelo resto do mundo: a exploração do erotismo e da sensualidade no Cinema para atender a um crescente mercado de consumo.


(Adaptado de Ildembergue Leite de Souza e André Luiz Maranhão de Souza Leão, A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 242-262, dez. 2014.)


Sobre a vida cultural no Brasil das décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar que:



a)

O período ficou marcado pelo esvaziamento da cena cultural, com baixo dinamismo nos campos da produção teatral, musical e cinematográfica. Apenas os gêneros ligados ao erotismo se expandiram, por não serem considerados transgressores.

b)

A pornochanchada foi financiada pelo capital estrangeiro no Brasil durante o regime militar, pois a indústria cinematográfica, em razão dos seus altos custos, passou a ser fomentada sobretudo por empresas norte-americanas.

c)

O gênero pornochanchada pode ser considerado um movimento de contracultura por seu caráter de contestação política, através da linguagem chula, e por suas estreitas conexões com produtores culturais ligados à Tropicália.

d)

A explosão dos filmes do ciclo da pornochanchada e seu sucesso de público ocorreram em um contexto marcado, de um lado, pela revolução sexual, e, de outro, pela censura ao conteúdo veiculado no cinema e na TV.

Resolução

A pornochanchada foi um gênero cinematográfico brasileiro que ganhou espaço nos cinemas nacionais a partir da década de 1960. Em meados dessa década, o termo chanchada - originário da palavra italiana cianciata - remetia à ausência de sentido em um discurso, marcado por falsificações e vulgaridades e foi agregado ao termo "porno". Esse gênero cinematográfico combinava o erotismo e o humor.

Essa obras de baixo custo tinham como traço central o deboche, retratando a nudez e, dessa forma, se contrapondo ao moralismo defendido pelo discurso oficial do regime. A pornochanchada não possuía um compromisso político e utilizava técnicas rústicas de filmagem, utilizando angulações "especiais" que distorciam as formas femininas. O gênero aparece associado à "grosseria" ou ao "grotesto", também por negar a lógica da linguagem cinematográfica. O gênero recebia forte influência do cinema italiano do período.

Os filmes abordavam questões relativas à sexualidade de forma não explícita, devido à intensa censura. As temáticas principais se relacionavam à malandragem, ao adultério, à homossexualidade, ao tráfico de drogas e à bissexualidade feminina. Mesmo tendo censura, a pornochanchada foi um fenômeno de bilheteria no Brasil.

A expansão do gênero no Brasil ocorreu em um período de intensas transformações culturais, no contexto da chamada Revolução Sexual, período marcado pela expansão do uso da pílula anticoncepcional e pelo fortalecimento dos movimentos feministas.

a) Incorreta. O período mencionado não é caracterizado pelo esvaziamento da cena cultural. Pelo contrário, trata-se de um período de efervescência da produção artística em diversos campos, podendo ser citados como exemplos os festivais de canções, o teatro político (como o Teatro de Arena) e o movimento cinematográfico do Cinema Novo.

b) Incorreta. A pornochanchada tinha como característica os baixos custos de produção e a censura sofrida pela Ditadura Militar.

c) Incorreta. O gênero pornochanchada não possuía um caráter de contestação política explícito. Além disso, seus produtores não possuíam relações com a Tropicália.

d) Correta. A pornochanchada refletia as alterações ocorridas na década de 1970 e chamadas de Revolução Sexual, tanto a difusão da pílula anticoncepcional quanto a expansão do movimento feminista. No período da Ditadura Militar, o dispositivo da censura teve um papel fundamental na filtragem e interdição de obras, sendo fundamental para a manutenção do regime ditatorial e para a tentativa da construção de determinada identidade cultural do país.