Logo UNICAMP

Questão 90 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 90

Guerra Fria Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos) Velha Ordem Mundial (Guerra Fria)

Nas últimas três décadas, vimos o fim de velhas unidades políticas e a emergência de novas: as unificações da Alemanha e do Iêmen, a desintegração da Checoslováquia, da Iugoslávia e da União Soviética, a secessão de países como Eritreia, Timor-Leste e Kosovo. Vimos também a expansão de esforços de integração política e econômica, a absorção de antigos membros do Pacto de Varsóvia na Otan, o envolvimento de exércitos nacionais em esforços da ONU pela manutenção da paz e a mobilização de outros tantos exércitos na tentativa de conter e definir o terrorismo como fenômeno político.


(Adaptado de Sebastião Nascimento, Vinte anos sem muro em Berlim: novas faces da violência política. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.26, n. 77, out. 2011.)


Sobre esta nova condição histórica e geopolítica internacional, é correto afirmar:



a)

As décadas que nos separam da queda do Muro de Berlim e do fim da Guerra Fria representam um período de continuidade das formas e demandas políticas no plano internacional e de manutenção da cartografia mundial.

b)

A reunificação alemã foi decisiva nesse processo global. Ela fez desaparecer o maior símbolo da Guerra Fria na Europa, a Alemanha dividida. A queda do Muro de Berlim em 1989 e o 11 de setembro de 2001 são marcos desse processo.

c)

Após a descolonização nos anos de 1950 e 1960, a dessovietização do mundo nos anos de 1990 reforçou o imperialismo, compreendido como um sistema de Estados nacionais iguais sob o direito internacional.

d)

Desde 1989, o Estado nacional democrático alcançou todo o globo com eleições livres, não apenas no Leste Europeu, mas também nos países orientais. Na retórica política comum, destaca-se o fenômeno do terrorismo atlântico.

Resolução

a) Incorreta. O período após a queda do Muro de Berlin e fim da guerra fria apresenta uma enorme variação nas fronteiras de vários países, com o surgimento e fim de várias nações (como exemplo temos o caso da antiga Iugoslávia dando lugar a sete estados nacionais: Croácia, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Kosovo). Esse período é marcado por enormes mudanças e descontinuidades das formas e demandas políticas.

b) Correta. Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha, que esteve inicialmente dividida em quatro zonas de influência (EUA, Grã-Bretanha, URSS e França), dividiu-se em duas repúblicas – a República Federal Alemã (RFA) ou Alemanha Ociental, sob o regime capitalista dos Aliados e com a capital em Bonn e a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental, sob controle dos socialistas soviéticos e com capital em Berlim. A divisão também ocorreu na capital Berlim, localizada na zona de influência soviética, a partir da construção do Muro de Berlim em 1961. Em 1989, a queda do muro representou o encerramento da Guerra Fria e a derrocada dos países socialistas. Algumas mudanças geopoliticas substanciais também vieram no século XXI com a política Anti-Terror pós atentados do 11 de setembro, quando os EUA passaram a intervir militarmente em áreas por eles definidas como berços terroristas (Iraque e Afeganistão por exemplo).

c) Incorreta. O conceito de imperialismo não consiste em um sistema de Estados Nacionais iguais sob o direito internacional. Embora o conceito tenha várias explicações (como ocorre com muitos conceitos históricos), seu significado está associado a expansão de interesses econômicos de um Estado, que promove uma expansão que pode ser acompanhada da tomada de territórios, impondo o domínio político e econômico, desintegrando relações tradicionais.

d) Incorreta. Não é possível afirmar que o Estado Nacional democrático alcançou todo o globo com eleições livres, sendo que esse modelo ocidental de estruturação dos Estados não está presente em muitas áreas que ainda mantem governo não democráticos, como os casos da Arábia Saudita, Irã e China.