Logo ENEM

Questão 93 Enem 2019 - dia 2 - Matemática e Ciências da Natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 93

Parasitoses (Platelmintos)

    A esquitossomose (barriga-d´água) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteina exrtraida do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponivel em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).


Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá



a)

impedir a penetração do parasita pela pele.

b)

eliminar o caramujo para que não haja contágio.

c)

impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.

d)

eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.

e)

eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.

Resolução

A esquistossomose é causada por um verme do filo dos Platelmintos e o ciclo de vida do parasita envolve dois hospedeiros, o homem, considerado como hospedeiro definitivo e o caramujo, hospedeiro intermediário. As medidas profiláticas mais comuns são: tratamento dos doentes, saneamento básico para evitar a chegada dos ovos do parasita aos ecossistemas aquáticos, combate ao caramujo com moluscicida ou controle biológico e sinalização das "lagoas de coceira", locais onde se há informações relacionadas à presença de cercárias, formas larvais do verme.

O tratamento dos doentes é feito mediante a indicação de medicamentos vermífugos, após a identificação da doença feita, inicialmente, mediante às queixas que os pacientes normalmente têm acerca dos sintomas, que incluem dores abdominais, diarreia, dor de cabeça, náuseas, vômitos, fraqueza, acúmulo de líquido na região abdominal, entre outros sintomas.

A vacinação é um processo de imunização ativa artificial e consiste em estimular o organismo humano a produzir anticorpos contra o verme e células de memória, que garantirão a proteção a longo prazo.

A vantagem desse método de imunização é garantir a proteção, sem causar no ser humano os sintomas clássicos da doença, já que a vacina é feita a partir de uma proteína extraída do verme, tendo impacto apenas no sistema imune, sem refletir na saúde do fígado, baço ou intestino. Uma vez imunizado, o organismo será capaz de combater o parasita de maneira específica, com eficiência e rapidez, antes mesmo da manifestação dos sintomas.

a) Incorreta. A vacina não atua impedindo a penetração das cercárias pela pele.

b) Incorreta. A vacinação no ser humano não provoca eliminação dos caramujos do ambiente.

c) Incorreta. O efeito da vacina não está restrito apenas à ação no fígado.

d) Incorreta. A vacinação sensibiliza previamente o ser humano, mas não elimina o parasita antes do contato com o mesmo.

e) Correta. A vantagem desse método de imunização é garantir a proteção, sem causar no ser humano os sintomas clássicos da doença, já que a vacina é feita a partir de uma proteína extraída do verme, tendo impacto apenas no sistema imune, sem refletir na saúde do fígado, baço ou intestino. Uma vez imunizado, o organismo será capaz de combater o parasita de maneira específica, com eficiência e rapidez, antes mesmo da manifestação dos sintomas.