Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o "frio", que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa. Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.
DUARTE, M. Jingle é a alma do negócio: livro revela os bastidores das músicas de propagandas. Disponível em: https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em 24 abr 2019 (adaptado).
Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:
a) |
Aquecer a casa e os corpos. |
b) |
Evitar a entrada do frio na casa e nos corpos. |
c) |
Minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos. |
d) |
Diminuir a entrada do frio na casa e aquecer os corpos. |
e) |
Aquecer a casa e reduzir a perda de calor pelos corpos. |
O calor é uma energia em trânsito que flui dos corpos mais quentes para os mais frios. Já o frio, não pode ser considerado uma grandeza física e sim uma sensação. A sensação de frio é causada pela perda de calor para o ambiente. Quanto maior for o fluxo de calor (quantidade de calor por unidade de tempo) do corpo para o ambiente, maior é a sensação de frio.
Assim, o papel da porta e dos cobertores (bem como o de um agasalho) é promover o isolamento térmico, diminuindo o fluxo de calor e minimizando as perdas de calor para o ambiente.