Logo ENEM

Questão 97 Enem 2019 - dia 2 - Matemática e Ciências da Natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 97

Competição

    As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de "ladroagem" faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.


Essa "ladroagem" está associada à relação de



a)

sinfilia.

b)

predatismo.

c)

parasitismo.

d)

competição.

e)

comensalismo.

Resolução

As cutias são mamíferos placentários da ordem Rodentia, que se alimentam de frutos, sementes, brotos e raízes de várias espécies de fanerógamas. Embora alguns dos frutos e sementes predados pelas cutias sejam consumidos imediatamente após sua obtenção, outros são enterrados para serem consumidos nas estações do ano em que há escassez de alimento. As sementes são uma importante fonte alimentar para as cutias, uma vez que o endosperma (reserva nutritiva do embrião) presente em seu interior é rico em nutrientes, como carboidratos (principalmente amido), proteínas e lipídios.

Várias das sementes enterradas pelas cutias durante as estações em que há abundância de alimento não são consumidas por elas. Isso pode ocorrer porque as cutias esquecem os locais onde elas foram enterradas, ou porque as sementes são abandonadas quando as cutias são predadas por felinos, ou ainda porque as sementes são roubadas dos buracos cavados por elas por outros indivíduos da mesma espécie, que as enterram novamente. Desse modo, as sementes são dispersadas para locais distantes da planta-mãe, o que aumenta a aptidão das espécies vegetais, garantindo a manutenção das florestas. Devido ao seu pequeno porte, as cutias acabam resistindo às pressões antrópicas que levam espécies maiores à extinção local, como as antas, por exemplo. Portanto, as cutias possuem um importante papel como dispersores de sementes em fragmentos florestais.

O comportamento das cutias de roubar as sementes enterradas por outros indivíduos da mesma espécie é um exemplo de competição intraespecífica. Nessa relação ecológica, organismos da mesma espécie disputam os mesmos recursos presentes no ambiente, de forma que todos têm sua aptidão reduzida (interação -/-). No caso das cutias, a competição ocorre pelas sementes que lhes servem de alimento, cuja disponibilidade no ambiente é limitada.

a) Incorreta. A sinfilia é uma relação harmônica (+/0) em que uma espécie de inseto se abriga no interior do ninho de outra espécie, que é eussocial, como formigas ou cupins.

b) Incorreta. A predação é uma relação desarmônica (+/-) em que uma espécie (predador) mata e se alimenta de outra espécie (presa).

c) Incorreta. O parasitismo é uma relação desarmônica (+/-) em que uma espécie (parasita) se alimenta dos tecidos de outra espécie (hospedeiro), sem necessariamente levá-la à morte.

d) Correta. Conforme explicado acima.

e) Incorreta. O comensalismo é uma relação harmônica (+/0) em que uma espécie (comensal) é beneficiada pelo convívio próximo com outra espécie (hospedeiro), porém, sem causar danos ou beneficiá-la.