Logo ENEM

Questão 104 Enem 2019 - dia 2 - Matemática e Ciências da Natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 104

Química Ambiental

    Algumas toneladas de medicamentos para o uso humano e veterinário são produzidas por ano. Os fármacos são desenvolvidos para serem estáveis, mantendo suas prioridades químicas de forma a atender a um propósito terapêutico. Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente. Em todo o mundo, antibióticos, hormônios, anestésicos, anti-inflamatórios, entre outros, são detectados em concentrações preocupantes no esgoto doméstico, em águas superficiais e de subsolo. Dessa forma, a ocorrência de fármacos residuais no meio ambiente pode apresentar efeitos adversos em organismos aquáticos e terrestres.

BILAD, D. M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente. Química Nova, v. 26, n. 4, ago. 2003 (adaptado).


Qual ação minimiza a permanência desses contaminantes nos recursos hídricos?



a)

Utilização de esterco como fertilizante na agricultura.

b)

Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana.

c)

Descarte dos medicamentos fora do prazo de validade em lixões.

d)

Desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes.

e)

Reúso dos lodos provenientes das estações de tratamento de esgoto na agricultura.

Resolução

a) Incorreta. A utilização de esterco como fertilizante na agricultura não minimiza a permanência dos contaminantes nos recursos hidrícos. Pelo contrário, sua utilização pode até aumentar a permanência dos contaminantes, uma vez que medicamentos são utilizados (para controle de doenças, aumento de produção, entre outros motivos) nos animais que excretam as fezes utilizadas na produção do esterco. Ou seja, se nas fezes dos animais existirem esses contaminantes, eles também estarão presentes no esterco e, consequentemente, no solo adubado.

b) Incorreta. Apenas a ampliação das redes de esgotos não minimiza a permanência dos contaminantees nos recursos hidrícos, pois esses contaminantes são moléculas orgânicas complexas que não são eliminadas nos processos atuais de tratamento de efluentes domésticos, os quais são direcionados para a degradação de matéria orgânica (animal ou vegetal) e não para a eliminação de moléculas complexas e estáveis, como os fármacos.

c) Incorreta. O descarte de medicamentos, tanto dentro quanto fora do prazo de validade, contribui para que os contaminantes permaneçam no solo por mais tempo, uma vez que lixões não são adequados para a disposição final de resíduos sólidos e os contaminantes podem se espalhar pelo solo e pelas águas superciais e de subsolo mais rápido e facilmente.

d) Correta. Como explicitado no texto, os fármacos são moléculas estáveis, por isso, não são tão facilmente degradados pelos processos de tratamento de efluentes atuais, os quais são destinados à degradação de matéria orgânica de origem animal ou vegetal. Para a degradação desses fármacos residuais, devem ser desenvolvidos novos processos, de tal forma que o esgoto tratado que será despejado nos rios contenha uma quantidade menor ou nenhuma quantidade de contaminantes.

e) Incorreta. Os lodos utilizados nas estações de tratamento de esgoto podem conter contaminantes, uma vez que estão em contato direto com o esgoto, e a utilização dos lodos na agricultura poderia aumentar a permanência desses compostos nos recursos hídricos.