Na família Retroviridae encontram-se diversos vírus que infectam aves e mamiferos, sendo caracterizada pela produção de DNA a partir de uma molécula de RNA. Alguns retrovírus infectam exclusivamente humanos, não necessitando de outros hospedeiros, reservatórios ou vetores biológicos. As infecções ocasionadas por esse vírus vêm causando mortes e grandes prejuízos ao desenvolvimento social e econômico. Nesse contexto, pesquisadores tem produzido medicamentos que contribuem para o tratamento dessas doenças.
Que avanços tecnológicos têm contibuído para o tratamento dessas infecções virais?
a) |
Melhoria dos métodos de controle dos vetores desse vírus. |
b) |
Fabricação de soros mutâgenicos para combate desse vírus. |
c) |
Investimento da indústria em equipamentos de proteção individual. |
d) |
Produção de vacinas que evitam a infecção das células hospedeiras. |
e) |
Desenvolvimento de antirretrovirais que dificultam a reprodução desses vírus. |
Os retrovírus são vírus de RNA com enzimas capazes de converter o RNA viral em DNA viral. Após a infecção, entrada do vírus, a enzima transcriptase reversa entra em ação, produzindo o DNA viral na célula hospedeira. O processo normalmente é descrito como o contrário da transcrição, porém, é mais complexo, envolvendo mais etapas. Inicialmente o RNA viral serve como molde para formação de uma cadeia complementar de DNA, em seguida a cadeia de RNA viral é retirada por degradação enzimática, ocorrendo a construção de uma nova cadeia, agora com nucleotídeos de DNA, resultando em uma molécula de DNA viral, composta por duas fitas constituídas de nucleotídeos de DNA, conforme a ilustração abaixo.
Sem essa etapa importante o RNA viral não conseguirá interromper o metabolismo celular normal e expressar suas proteínas, ficando incapaz de se reproduzir.
Embora a melhor alternativa seja a prevenção por meio da vacinação, há décadas os cientistas tentam desenvolver medicamentos que consigam interromper o ciclo de infecção do vírus, com tentativas na maioria das vezes pouco eficazes.
Os medicamentos para combater infecções virais visam interromper o ciclo viral em alguma etapa específica, sendo o bloqueio da ação da transcriptase reversa a estratégia mais promissora, como é o caso do AZT para o vírus HIV. Muitos antirretrovirais, entretanto, são inibidores de entrada, ou impede a integração do DNA viral no DNA da célula hospedeira ou, até mesmo, prejudicam a expressão e a maturação correta das proteínas virais, impedindo sua montagem.
Com essas considerações temos:
a) Incorreta. Conforme o enunciado da questão, alguns retrovírus infectam exclusivamente seres humanos, sem a necessidade de outros hospedeiros ou vetores.
b) Incorreta. O soro é composto por imunoglobulinas com ação específica no corpo. Substâncias mutagênicas são aquelas indutoras de mutações. As imunoglobulinas não são mutagênicas.
c) Incorreta. O investimento em equipamentos de proteção individual são medidas preventivas e não são eficazes no tratamento de infecções já em curso.
d) Incorreta. A produção de vacinas é o meio mais eficaz para se evitar essas infecções, porém, esse imunobiológico tem função preventiva e pouco tem a contribuir em casos de doenças retrovirais já instaladas.
e) Correta. A pesquisa de ponta acerca dos mecanismos de infecção viral e suas etapas, aliado à produção de uma maior variedade de medicamentos com ação específica, vem permitindo a criação de novos tratamentos, que dificultam a reprodução desses vírus, com o intuito de se evitar mortes e prejuízos econômicos.