Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo de feijão.
O sal foi absorvido pelas batatas por
a) |
osmose, por envolver apenas o transporte do solvente. |
b) |
fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida. |
c) |
exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata. |
d) |
pinocitose, porque o sal estava diluído na água quando foi transportado. |
e) |
difusão, porque o transporte ocorreu a favor do gradiente de concentração. |
A célula é delimitada pela membrana plasmática, um envoltório fluido de natureza lipoproteica que promove o controle do fluxo de substâncias entre os meios intra e extracelular. A membrana é formada por duas camadas de fosfolipídios nas quais existem proteínas associadas. Estas proteínas podem desempenhar diversas funções, sendo que algumas delas são responsáveis pelo transporte de moléculas entre o meio citoplasmático e extracelular. Os transportes celulares podem ser classificados como:
- Transporte de membrana: transporte de íons e moléculas através da bicamada fosfolipídica ou através de proteínas transportadoras (permeases). Transportes deste tipo são: osmose, difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo.
- Transporte em massa: transporte de fragmentos ou moléculas grandes através de vesículas que irão conduzir a substância transportada. Transportes deste tipo são: fagocitose, exocitose e pinocitose.
Fagocitose e pinocitose
Exocitose
Sabendo que o exercício aborda o transporte de sal do feijão e do caldo para as batatas, são feitas as análises das alternativas:
a) Incorreta. A osmose consiste no transporte de água em direção ao meio mais concentrado (hipertônico). Por exemplo: a osmose é o mecanismo responsável pelo aspecto murcho que a folha de alface adquire após ser temperada. A adição de tempero na alface tornou o meio externo mais concentrado, promovendo a saída de água para o meio extracelular que estava hipertônico em relação ao meio intracelular (a alface, no caso). Uma vez que a osmose é o transporte de solvente (água) e não é o transporte de soluto (sal), esta alternativa está incorreta.
Osmose
b) Incorreta. A fagocitose é um tipo de transporte em massa que promove a incorporação de grandes fragmentos sólidos do meio externo por meio da formação de pseudópodes. Por exemplo: glóbulos branco realizam fagocitose para remover e destruir bactérias patogênicas presentes no meio extracelular. A fagocitose é um transporte de fragmentos grandes e não de pequenos íons de sal, portanto, esta alternativa está incorreta.
c) Incorreta. A exocitose consiste no transporte de moléculas grandes contidas em vesículas para o meio extracelular. O primeiro erro da alternativa é o fato dos íons serem pequenos e não serem transportados por transporte em massa. O segundo erro é afirmar que o transporte seria da água para a batata. Ora, este transporte depende da formação de vesículas a partir da célula que está realizando o transporte e, uma vez que a água não é uma célula, esta afirmação está incorreta.
d) Incorreta. A pinocitose é um tipo de transporte em massa que promove a incorporação de líquidos a partir do meio externo através da formação de invaginações de membrana. Por exemplo: células intestinais realizam pinocitose para absorver alguns tipos de lipídios ingeridos. Com relação à alternativa, embora o sal esteja dissolvido em água trata-se de um íon demasiadamente pequeno para ser transportado pelo transporte em massa.
e) Correta. A difusão é um tipo de transporte de soluto do meio hipertônico (mais concentrado) para o meio hipotônico (menos concentrado), ou seja, a favor do gradiente de concentração. Trata-se de um mecanismo passivo que ocorre espontaneamente, sem a necessidade de ATP e tem como consequência o equilíbrio de concentração entre os meios. A difusão pode ser de dois tipos:
- Simples: transporte de solutos de moléculas pequenas e/ou apolares diretamente pela bicamada fosfolipídica, sem a participação de proteínas transportadoras. Este tipo de difusão ocorre nos alvéolos pulmonares para incorporação de O2 a partir do meio externo e eliminação do CO2 acumulado no sangue.
- Facilitada: transporte de moléculas de solutos maiores e/ou polares através de proteínas transportadoras presentes na membrana. Este tipo de difusão ocorre, por exemplo, nas células intestinais para assimilação de glicose a partir do meio extracelular.
Difusão
A difusão facilitada é responsável pelo transporte de sal do feijão para a batata, afinal, o feijão estava salgado (tratava-se de um meio hipertônico) enquanto o caldo e as batatas estavam sem sal (tratando de um meio hipotônico, portanto). Após o cozimento, as batatas ficaram salgadas porque, através de difusão, absorveram o sal do meio externo; e, uma vez que o feijão perdeu o sal por difusão, ficou menos salgado.
Imagens: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. / Lopes, Sônia. BIO 3: Conect live. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. / https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/biologia/DURVALINAMARIAM.DOSSANTOS/TEXTO-166.pdf acesso em 10/11/19