Logo ENEM

Questão 132 Enem 2019 - dia 2 - Matemática e Ciências da Natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 132

Óptica da visão

A maioria das pessoas fica com a visão embaçada ao abrir os olhos debaixo d'água. Mas há uma exceção: o povo moken, que habita a costa da Tailândia. Essa característica se deve principalmente a adaptabilidade do olho e à platicidae do cérebro, o que significa que você também, com algum treinamento, poderia enxergar relativamente bem debaixo d'água. Estudos mostraram que as pupilas de olhos de indivíduos moken sofrem redução significativa debaixo d'água, o que faz com que os raios luminosos incidam quase paralelamente ao eixo óptico da pupila.

GISLÉN, A. et al. Visual Training Improves Underwater Vision in Children. Vision  Research, n. 46, 2006 (adaptado).


A acuidade visual associada à redução das pupilas é fisicamente explicada pela diminuição



a)

da intensidade luminosa incidente na retina.

b)

da difração dos feixes luminosos que atravessam a pupila.

c)

da intensidade dos feixes luminosos em uma direção por polarização.

d)

do desvio dos feixes luminosos refratados no interior do olho.

e)

das reflexões dos feixes luminosos no interior do olho.

Resolução

Embaixo da água, com os olhos expostos ao meio, a vergência do olho humano é diminuída devido ao maior índice de refração externo. Como reflexo para tentar visualizar objetos e compensar o efeito do índice de refração, o cristalino aumenta sua curvatura, se comportando de forma similar a quando se acomoda a visão para objetos próximos.¹

Devido a esta acomodação, ocorre maior incidência luminosa nas partes não centrais do cristalino, o que pode causar visão borrada devido à luz não paraxial, incidente distante do eixo ótico e com grande ângulo em relação a este. Como reflexo, as pupilas tendem a se diminuir para evitar esta refração indesejada na borda do cristalino e aumentar a definição da imagem formada.²

Desta forma a explicação para a maior acuidade se baseia na menor desvio dos feixes luminosos refratados para o interior do olho.

¹ GISLÉN, A. et al. Visual Training Improves Underwater Vision in Children. Vision  Research, n. 46, 2006.

² DRAGOI, V. Neuroscience Online. Section 3: Motor Systems, Chapter 7: Ocular Motor System. https://nba.uth.tmc.edu/neuroscience/m/s3/chapter07.html (acessado em 10/11/2019 às 22h).

Nota: o artigo original não menciona que a diminuição da pupila "faz com que os raios luminosos incidam quase paralelamente ao eixo óptico".