Logo ENEM

Questão 133 Enem 2019 - dia 2 - Matemática e Ciências da Natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 133

Sistema Excretor ADH

    O "The Kidney Project" é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços da nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquela pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.

Disponível em: https://pharm.ucsf.edu.
Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).


O dispositivo criado promoverá diretamente a



a)

remoção de ureia.

b)

excreção de lipídios.

c)

síntese de vasopressina.

d)

transformação de amônia.

e)

fabricação de aldosterona.

Resolução

O sistema excretor humano atua na remoção de resíduos nitrogenados, equilíbrio ácido-base, concentração osmótica, pressão arterial em outras propriedades fisiológicas do corpo.  

Os mamíferos, incluindo os humanos, são ureotélicos, ou seja, eliminam ureia, uma excreta nitrogenada tóxica que exige uma quantidade de água razoável para eliminação. A ureia é formada a partir do ciclo da ureia ou ciclo da ornitina, que ocorre nas células do fígado, com participação das mitocôndrias. Na reação citada, a amônia (NH3) reage com o CO2 formando ureia, com gasto considerável de energia. A amônia é uma molécula tóxica, resultante do metabolismo oxidativo dos aminoácidos. Após ser formada no fígado, a ureia é direcionada ao sangue para ser então filtrada nos rins, mais especificamente nos glomérulos dos néfrons, permanecendo nos túbulos renais sem ser reabsorvida, como é o caso da água, glicose, íons, aminoácidos, vitaminas e outros compostos. A ureia então segue para o tubo coletor e continua no sistema excretor até ser eliminada.

A criação de um rim biônico teria como principal função a remoção de ureia do sangue, função sem a qual o organismo humano não sobreviveria, uma vez que a ausência dessa função causaria uma intoxicação progressiva pelo acúmulo de ureia no sangue e nas células.

Julgando as alternativas temos:

a) Correta. É função dos rins a remoção da ureia sanguínea.

b) Incorreto. Os lipídios são oxidados ou estocados nas células, podendo também fazer parte estrutural das mesmas.  

c) Incorreto. A vasopressina, ou hormônio antidiurético, é produzido no núcleo supra-óptico do hipotálamo, em seguida é transportado e estocado na região da hipófise posterior. O ADH não é produzido no rim, mas atua no mesmo. Tem como função estimular o aumento da reabsorção de água no tubo coletor, regulando a quantidade de água eliminada pelo corpo, com reflexo na pressão osmótica sanguínea e pressão arterial.

d) Incorreto. A transformação da amônia ocorre nos hepatócitos, as células do fígado. O processo de formação de ureia a partir de amônia, como já mencionado, é conhecido por ciclo da ornitina.  

e) Incorreto. A aldosterona é um minelcorticóide produzido pelas células da zona glomerulosa do córtex da glândula adrenal. Essa glândula está localizada acima dos rins, razão pela qual também é chamada de suprarrenal.  A aldosterona tem a função de estimular a reabsorção tubular de Na+, impedindo a queda da natremia.  A reabsorção de Na+ também tem reflexos na reabsorção de água e, consequentemente, no volume urinário e pressão arterial.