Os aunos de uma turma escolar foram divididos em dois grupos. Um grupo jogaria basquete, enquanto o outro jogaria futebol. Sabe-se que o grupo de basquete é formado pelos alunos mais altos da classe e tem uma pessoa a mais do que o grupo de futebol. A tabela segunte apresenta informações sobre as alturas dos alunos da turma.
Média | Mediana | Moda |
---|---|---|
1,65 | 1,67 | 1,70 |
Os alunos P, J, F e M medem, respectivamente, 1,65 m , 1,66 m, 1,67 m e 1,68 m, e suas alturas não são iguais a de nenhum outro colega de sala.
Segundo essas informações, argumenta-se que os alunos P, J, F e M jogam, respectivamente,
a) |
basquete, basquete, basquete, basquete. |
b) |
futebol, basquete, basquete, basquete. |
c) |
futebol, futebol, basquete, basquete. |
d) |
futebol, futebol, futebol, basquete. |
e) |
futebol, futebol, futebol, futebol. |
Como existe um único aluno com altura 1,67 m e esse valor corresponde à mediana das alturas de todos os alunos, podemos concluir que há o mesmo número de alunos com altura inferior a 1,67 m e alunos com altura superior a 1,67 m.
Sabemos também que o número de alunos que jogam basquete é um a mais que os que jogam futebol e que os alunos mais altos jogam basquete e os mais baixos jogam futebol. Assim, podemos concluir que o aluno com 1,67 m de altura joga basquete.
Logo, todos os alunos (incluindo P e J) com menos de 1,67 m de altura jogam futebol. E todos os alunos (incluindo F e M) com 1,67 m ou mais de altura jogam basquete.