Logo ENEM

Questão 91 Enem 2024 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 91

Citoesqueleto

O esquema representa um experimento feito com células do protozoário Amoeba proteus. Nele, um grupo de células foi tratado com a droga citocalasina B, enquanto outro grupo não foi tratado, servindo como controle. O formato e o movimento das células tratadas foram comprometidos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia - volume I: a célula e

hereditariedade. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).


Qual componente celular foi afetado pela droga utilizada no experimento?



a)

Vacúolos.

b)

Mitocôndrias.

c)

Microfilamentos.

d)

Material genético.

e)

Membrana plasmática.

Resolução

A figura ilustra que o tratamento com citocalasina B inibe a formação de pseudópodes de amebas (Amoeba proteus). Essas estruturas são projeções do citoplasma e da membrana plasmática formadas por modificações do citoesqueleto celular. O citoesqueleto é formado por proteínas estruturais filamentosas como os microfilamentos de actina, filamentos intermediários e microtúbulos. Desses elementos, os microfilamentos de actina estão envolvidos com a formação de pseudópodes por meio da polimerização (formação da projeção) ou despolimerização de subunidades de microfilamentos de actina.

a) Incorreta. Os protozoários podem ter vacúolo contrátil, caso sejam adaptados a ambientes hipotônicos (água doce), ou formar vacúolo digestivo após o processo de fagocitose. No entanto, a alteração ilustrada não indica fagocitose ou controle osmótico. 
b) Incorreta. As mitocôndrias são organelas responsáveis pela respiração celular aeróbica e não estão ilustradas nas figuras. 
c)  Correta. A ameba tratada com a droga não forma pseudópodes, o que indica que os microfilamentos foram afetados.
d) Incorreta. O material genético está no interior do núcleo e não há modificação nessa estrutura entre o grupo controle e tratado com citocalasina B.
e) Incorreta. A membrana plasmática permaneceu após o tratamento com citocalasina B, já que não ocorreu o extravasamento de conteúdo citoplasmático, o que indica a manutenção da sua integridade. No entanto, não forma projeções já que o citoesqueleto foi afetado pela droga.