Logo ENEM

Questão 98 Enem 2024 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 98

Modelo de Bohr

As placas que indicam saída de emergência brilham no escuro, pois apresentam substâncias que fosforecem na cor amarelo-esverdeada após exposição à luz ambiente, conforme a figura.

Esse fenômeno ocorre pela presença de sulfeto de zinco (ZnS), dopado com prata ou cobre, na superfície da placa.

Zinc Sulphide Phosphorescence. Disponível em: https://physicsopenlab.org. Acesso em: 8 nov. 2023 (adaptado).


O aparecimento do brilho nessas condições ocorre como consequência de



a)

colisões interatômicas.

b)

coloração dos átomos.

c)

transições eletrônicas.

d)

reações nucleares.

e)

reflexão da luz.

Resolução

A) INCORRETA. Não há colisões interatômicas, ou seja, entre os átomos. As substâncias presentes na placa são sólidas e, portanto, não há mobilidade das espécies.

B) INCORRETA. Os átomos não apresentam cor. A cor é uma característica do material devido à absorção e reflexão específicas da luz incidida.

C) CORRETA. Segundo o Modelo atômico proposto por Bohr, os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas circulares e com energia quantizada. Assim, quando o elétron recebe energia de uma fonte externa, ele "salta" para uma camada mais externa (estado excitado). Ao retornar para uma órbita de menor energia, ou seja, em uma camada mais interna, o elétron emite energia na forma de onda eletromagnética.

As placas de emergência que brilham no escuro são fosforescentes, isto é, emitem luz devido à excitação do elétron ao ser exposto à luz ambiente, que decai para um nível intermediário de energia a partir do qual ocorre emissão de radiação ao retornar ao estado fundamental. Portanto, trata-se de um fenômeno de transição eletrônica.

D) INCORRETA. As placas possuem sulfeto de zinco dopado com prata ou cobre na superfície, ou seja, não há elementos radioativos na composição.

E) INCORRETA. Não há reflexão da luz visto que, após terem absorvido energia, as placas brilham no ambiente escuro, ou seja, ausente de luz para refletir. Nesse fenômeno, parte da luz foi absorvida pelo elétron para que ocorresse a transição eletrônica.