Indústrias farmacêuticas e instituições científicas têm trabalhado no desenvolvimento de diferentes vacinas contra a covid-19. Em algumas dessas vacinas, a principal estrutura antigênica é uma proteína de superfície viral chamada espícula (spike, em inglês). Essa proteína só existe em coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2. Ela se liga a receptores de membrana específicos das células humanas, por um mecanismo do tipo "chave-fechadura". Dessa forma, os vírus entram nas células, podendo se multiplicar e acarretar a doença.
O que são vacinas? Disponível em: www.cienciaviva.pt.
Acesso em: 30 nov. 2021 (adaptado).
Nessas vacinas, essa proteína viral induz a
a) |
produção de anticorpos específicos contra os vírus. |
b) |
imunidade passiva contra o desenvolvimento da doença. |
c) |
alteração genômica para formação da memória imunológica. |
d) |
neutralização direta dos vírus presentes na circulação sanguínea. |
e) |
modificação dos receptores de membrana específicos para o vírus. |
As vacinas são importantes recursos de imunização ativa artificial conferindo imunidade duradoura contra doenças causadas por vírus (como a Covid-19 causada pelo SARS-Cov-2), doenças causadas por bactérias (como o tétano causado pela Clostridium tetani) e doenças causadas por protozoários (como a malária causada pelo Plasmodium). Diferentemente do soro terapêutico, que fornece imunização imediata e temporária, a vacinação configura medida preventiva que estimula o sistema imune a produzir anticorpos específicos em resposta à inoculação de antígenos mortos ou atenuados (como as vacinas convencionais) ou em resposta à inoculação de RNA que induz a síntese de antígenos (como as novas vacinas de RNA). Independente da composição da vacina, a finalidade deste método é estimular o sistema imune a gerar anticorpos específicos e formar memória imunológica responsável pela proteção futura. Sabendo disso, segue a análise das afirmativas.
a) Correta. Conforme citado anteriormente, o recebimento de uma vacina contra a Covid-19, na qual a proteína viral atua como antígeno, promoverá a produção de anticorpos específicos contra o vírus SARS-Cov-2.
b) Incorreta. Uma vez que a vacinação articula uma resposta imune e forma memória imunológica, trata-se de uma imunização ativa. A imunização passiva é conferida pelo recebimento de anticorpos prontos, como ocorre quando uma pessoa recebe soro antiofídico.
c) Incorreta. Ao contrário de muitas fake news que circularam durante a pandemia, as vacinas não alteram o genoma dos indivíduos e mantém inalterada a sequência gênica de quem recebeu a vacina.
d) Incorreta. A neutralização direta dos vírus é dada quando uma pessoa recebe um soro terapêutico, solução na qual estão presentes anticorpos prontos.
e) Incorreta. A proteína viral presente na vacina não é capaz de modificar os receptores de membrana específicos para o vírus.