O vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1) é um retrovírus do mesmo grupo do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ambos são transmitidos da mesma forma e infectam as mesmas células de defesa do organismo, os linfócitos T. A diferença entre eles é que o HTLV-1 estimula o aumento da produção desses linfócitos, enquanto o HIV causa destruição dessas células.
ROMANELLI, L. C. F.; CARAMELLI, P.; PROIETTI, A. B. F. C. O vírus
linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1): quando
suspeitar da infecção? Revista da Associação Médica Brasileira, v. 56, 2010 (adaptado).
Uma possível consequência da infecção por HTLV-1 é o desenvolvimento de
a) |
aids |
b) |
câncer |
c) |
diabetes |
d) |
hepatite B |
e) |
hemorragia |
a) Incorreta. A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença viral causada pela presença do HIV (vírus da imunodeficiência humana) obtido através de relação sexual desprotegida, principalmente. O HIV aloja-se no interior de linfócitos T CD4, glóbulos brancos responsáveis por articular a resposta imune. Quando parasitados por estes vírus, estas células não apresentam a atividade esperada, resultando na imunodeficiência característica da AIDS, e redução desse tipo celular.
b) Correta. De acordo com o enunciado, o HTLV-1 aloja-se no interior de linfócitos T onde estimulam o aumento da produção de novas células, ou seja, interferem no ciclo celular e estimulam o aumento na taxa de mitose formadora de novas células. Uma vez que o vírus promove aumento na proliferação celular, uma possível consequência é divisão celular descontrolada que culmina na formação de massas celulares tumorais conhecidas, genericamente, como câncer.
c) Incorreta. A diabetes é uma condição determinada por variantes gênicas e pelo estilo de vida, em alguns casos. A diabetes mellitus é caracterizada pela elevada taxa glicêmica (hiperglicemia) decorrente da baixa quantidade de insulina (na diabetes tipo 1) ou da resistência à insulina (na diabetes tipo 2). A diabetes insipidus altera o balanço hídrico e é decorrente da baixa quantidade do hormônio antidiurético (ADH). Em nenhum dos casos citados há participação dos linfócitos e o HTLV-1 influencia diretamente.
d) Incorreta. A hepatite B é causada por um vírus e também pode ser transmitida por relação sexual desprotegida. Entretanto, este vírus é um parasita de hepatócitos (células do fígado) e interfere no correto funcionamento deste órgão. Trata-se de uma condição que pode ser prevenida através de vacinação, além do uso de preservativos durante a relação sexual.
e) Incorreta. Hemorragia é uma condição caracterizada pela perda de sangue que pode ocorrer em um quadro acidental causado pela lesão em vasos sanguíneos, mas que também pode ocorrer como resultado de uma mutação em genes que controlam a via de coagulação sanguínea, como ocorre na hemofilia. A ocorrência de hemorragia não relaciona, diretamente, com o HTLV-1.