Logo ENEM

Questão 107 Enem 2024 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 107

Poluição das águas e do solo

A fitorremediação é uma técnica que utiliza plantas para a remediação de ambientes contaminados. A descontaminação de solos pode ocorrer por descarte, absorção e metabolização, imobilização, extração ou volatilização do poluente, conforme representa a figura.

LUIZ, E. P. Avaliação dos métodos de fitorremediação [...] na remoção de chumbo, cobre e zinco. São Paulo: UFABC, 2016 (adaptado).

O método que retira o mercúrio de uma área contaminada, impedindo sua entrada na cadeia alimentar, é a 



a)

fitoestabilização, ficando o mercúrio disponível sob a superfície das raízes das plantas.

b)

fitovolatilização, permitindo a retirada do mercúrio por plantas e a sua tranferência para uma forma volátil.

c)

fitodegradação, coma degradação do mercúrio promovida por enzimas, contidas nas raízes, formando espécies menos tóxicas.

d)

fitoestimulação, com a remoção do mercúrio pela ação de microrganismos presentes nas raízes que absorvem e imobilizam o metal.

e)

fitoextração, em que as plantas que acumulam o mercúrio são cultivadas nesses locais, e a biomassa rica no metal é retirada após o crescimento.

Resolução

A fitorremediação pode ser utilizada para a redução da concentração de metais pesados no solo utilizando os vegetais para a absorção e utilização dos contaminantes em seu metabolismo. Diferentes formas de descontaminação são ilustradas e explicadas na figura, mas considerando o processo de retirada de mercúrio nem todas seriam eficientes.  Além disso, o método utilizado não pode manter este metal pesado na estrutura do vegetal, pois ocorreria a entrada do contaminante na cadeia alimentar, o que levaria a contaminação de organismos consumidores, culminando no processo de biomagnificação. 

a) Incorreta. A fitoestabilização manteria o mercúrio sob a superfície das raízes e não impediria a sua entrada na cadeia alimentar, já que possibilitaria a contaminação de organismos consumidores. 

b) Incorreta. A fitovolatilização é a retirada de poluentes do solo por plantas e transferência para uma forma volátil. Este método é eficiente na remoção de metais pesados do solo,  porém, transfere o contaminante do solo para a atmosfera. Dessa forma, o contaminante não seria acumulado na planta e nem transferido na cadeia alimentar, mas seria mantido no ambiente, o que poderia ser considerado fator de risco para nova fonte de poluição. 

c) Incorreta. O processo de fitodegradação é utilizado para a retirada de contaminantes orgânicos e degradação por ação enzimática. O mercúrio não é um composto orgânico, portanto, não poderia ser metabolizado por meio desse processo. 

d) Incorreta. A fitoestimulação também possibilita a degradação de contaminantes orgânicos, por meio da estimulação de microrganismos degradadores. No entanto, o mercúrio é um metal pesado e não seria degradado por meio desse processo. 

e) Correta. Espécies vegetais utilizadas na fitoextração devem apresentar algumas propriedades como:

- a capacidade de sobreviver na presença do metal;
- não ser predada por animais, reduzindo a permanência do metal na cadeia alimentar;
- capacidade de absorver o metal do solo e translocá-lo até as porções aéreas onde o metal se acumula e pode ser removido por colheita humana.

Assim, este método de fitorremediação torna-se eficiente na remoção do mercúrio do solo, desde que ocorra a intervenção humana e que o vegetal não esteja inserido dentro de uma cadeia alimentar. Dentre as possibilidades apresentadas pelo enunciado, essa é a opção mais viável, pois seria eficaz na retirada do mercúrio do ambiente e impediria a entrada do contaminante em uma cadeia alimentar.