A nimesulida é um fármaco pouco solúvel em água, utilizado como anti-inflamatório, analgésico e antitérmico. Essa substância pode ser convertida em um espécie eletricamente carregada, de maior solubilidade em água, mediante o tratamento com uma base de Brönsted-Lowry, isto é, uma espécie química capaz de capturar um próton . Na figura são apresentados os grupamentos presentes nas estrutura química da nimesulida.
GONÇALVES, A. A. et al. Contextualizando reações ácido-base
de acordo com a teoria de Brönsted-Lowry
usando comprimidos de propanolol e nimesulida.
Química Nova, n. 3, 2013 (adaptado).
Na estrutura desse fármaco, o grupamento capaz de reagir com a base de Brönsted-Lowry é o grupo
a) |
sulfonamida |
b) |
metila |
c) |
fenila |
d) |
nitro |
e) |
éter |
De acordo com a teoria ácido-base de Brönsted-Lowry, ácidos são espécies doadoras de e bases são espécies aceptoras deste cátion. Dessa forma, para estabelecer reação com uma base de Brönsted-Lowry, é necessário que o grupo funcional atue como doador de .
Ainda nessa teoria, o parâmetro que mede a acidez relativa de um grupo funcional é o pKa de modo que, quanto maior o pKa de um grupo funcional, menor é a acidez deste grupo.
Um grupo funcional doa cátions hidrogênio para uma base de Brönsted-Lowry desde que o aceptor de tenha pKa maior que o grupo doador, ou seja, atue como base frente ao composto ácido. Em sistemas aquoso, espécies que atuam como ácido apresentam valores de pKa < 15. Nesse contexto,
a) Correta. O hidrogênio de uma sulfonamida pode ser ionizado de acordo com a equação química:
O pKa associado a esse hidrogênio varia entre 5 e 8, o que é considerando um valor baixo o suficiente de pKa para que a ionização ocorra em meio aquoso. Do ponto de vista estrutural, isso ocorre pois, ao gerar uma carga negativa no nitrogênio este entra em ressonância com as ligações da sulfa (), estabilizando a base conjugada, o que garante a acidez do grupamento sulfonamida.
Obs.: 1) O candidato não pode, pela presença de nitrogênio, associar a reatividade da sulfonamida à das aminas já que aminas são tipicamente bases de Brönsted-Lowry e a reatividade de um grupo funcional se dá pela totalidade das interações entre seus átomos.
2) Não se espera que o candidato tenha conhecimento da química de sulfonamidas, apenas que entenda a impossibilidade de ionizar hidrogênios de cadeias carbônicas (metila e fenila) em condições convencionais.
b) Incorreta. Embora o substituinte metila () apresente hidrogênio e, portanto, possa atuar como ácido de Brönsted-Lowry, seu pKa é muito elevado (~50) e como se trata de um fármaco e o contexto direciona à reação ácido-base no organismo, não há condições para que o hidrogênio de uma metila seja removido na forma de .
Obs.: é importante ressaltar que o candidato, em hipótese alguma deve ter memorizado o pKa de grupos funcionais para resolver esta ou nenhuma questão. Basta que, no contexto das reações orgânicas, o aluno tenha conhecimento de que ligações C-H são suscetíveis à ionização em condições MUITO específicas e caso não sejam explicitadas no enunciado, não devem ser cogitadas.
c) Incorreta. Embora o substituinte fenila () apresente hidrogênio e, portanto, possa atuar como ácido de Brönsted-Lowry, seu pKa é muito elevado (~43) e como se trata de um fármaco e o contexto direciona à reação ácido-base no organismo, não há condições para que o hidrogênio de uma metila seja removido na forma de .
Obs.: Assim como na alternativa "b", é importante ressaltar que o candidato, em hipótese alguma deve ter memorizado o pKa de grupos funcionais para resolver esta ou nenhuma questão. Basta que, no contexto das reações orgânicas, o aluno tenha conhecimento de que ligações C-H são suscetíveis à ionização em condições MUITO específicas e caso não sejam explicitadas no enunciado, não devem ser cogitadas.
d) Incorreta. O grupamento nitro não possui hidrogênio e, portanto, não pode atuar como ácido de Brönsted-Lowry (doador de ).
e) Incorreta. O grupamento éter não possui hidrogênio e, portanto, não pode atuar como ácido de Brönsted-Lowry (doador de ).