Nos automóveis, é importante garantir que o centro de massa (CM) de cada conjunto roda/pneu coincida com o seu centro geométrico. Esse processo é realizado em uma máquina de balanceamento, na qual o conjunto roda e pneu é colocado para girar a uma velocidade de valor constante. Com base nas oscilações medidas, a máquina indica a posição do centro de massa do conjunto, e pequenas peças de chumbo são fixadas em lugares específicos da roda até que as vibrações diminuam. Durante o treinamento de sua equipe, a fim de corrigir a posição do centro de massa indicada pela máquina, um mecânico apresenta o esquema a seguir, com cinco possíveis pontos de roda para posicionar uma peça de chumbo.
Em qual ponto deve ser fixada a peça de chumbo para corrigir a posição do centro de massa desse conjunto roda/pneu?
a) |
1 |
b) |
2 |
c) |
3 |
d) |
4 |
e) |
5 |
Quando adicionamos a peça de chumbo em determinada posição na roda, o centro de massa se desloca na direção da posição da peça, conforme podemos ver nas figuras abaixo.
Isso se dá porque o centro de massa de um conjunto de corpos se encontra em um ponto que pode ser calculado a partir da média ponderada das coordenadas das massas que compõe o conjunto. Digamos que um corpo de massa esteja na abscissa e ordenada , um corpo de massa esteja na abscissa e ordenada e assim por diante, as coordenadas do centro de massa desse conjunto são dadas pelas médias ponderadas das coordenadas da cada massa usando-as como peso:
Portanto, a partir da figura acima, podemos ver que a única posição que faz com que o centro de massa vá para a posição central da roda é a posição 3, isto é, alternativa C.