Um dos agentes que mais contribui para a poluição do ar é o automóvel a combustão interna. Em áreas urbanas, isso é demonstrado dramaticamente pela fumaça fotoquímica, resultante da interação entre óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e luz solar, para formar produtos de oxidação, que causam irritação aos olhos, ao aparelho respiratório e danos às plantas. As condições de operação de motores a combustão, como razão da mistura ar/combustível no cilindro, influenciam na composição dos gases lançados pelo escapamento na atmosfera. O gráfico ilustra a variação nas composições dos principais gases, dióxido de carbono (), hidrocarbonetos (), monóxido de carbono (), monóxido de nitrogênio () e oxigênio molecular (), emitidos por um motor a gasolina, em diferentes razões ar/combustível, em massa.
RANGEL, M. C.; CARVALHO, M. F. A. Impacto dos catalisadores automotivos no controle da qualidade do ar. Química Nova, v. 26, 2003 (adaptado).
Na condição de razão ar/combustível igual a 18, haverá uma emissão
a) |
baixa de e alta de . |
b) |
baixa de e alta de . |
c) |
baixa de e alta de . |
d) |
baixa de e alta de . |
e) |
baixa de e alta de . |
Peolo gráfico, quando a razão ar/combustívek for igual a 18, temos:
Assim, pode-se comparar a concentração dos gases emitidos por um motor a gasolina, sendo que nessa razão 18 há uma baixa emissão de CO e alta emissão de CO2.